Acompanhado pelos diretores e auditores jurídicos, o presidente Márcio Nunes visitou, na última quinta-feira, dia 08, as obras de reforma e modernização do sistema Rio das Velhas. O empreendimento, que envolve recursos da ordem de R$ 140 milhões, tem como objetivo melhorar o maior e mais estratégico sistema produtor de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Durante a visita, a comitiva esteve na estação elevatória de alto recalque e presenciou a montagem da interligação da 4ª linha da adutora de água tratada. O diretor Operacional Metropolitano, Juarez Amorim, explicou que esta é uma parte da obra muito significativa. Ela vai aumentar a capacidade de bombeamento e de transporte da água tratada, possibilitando o desligamento dos conjuntos moto-bombas, no horário de pico, quando o custo de energia elétrica é mais caro. “Somente com essa medida a companhia terá uma economia global de cerca de R$ 400 mil na conta de energia elétrica”, conclui.
O sistema, localizado no distrito de Bela Fama, em Nova Lima, responsável pelo fornecimento de água tratada para cerca de 43% da população da RMBH, produz uma média de 470 milhões de litros/dia, que abastecem Belo Horizonte, Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Luzia. Desde a sua implantação, em 1969, pela primeira vez, o sistema está passando por intervenções significativas, que vão garantir a continuidade e a otimização do abastecimento da região metropolitana.
Entre outras melhorias, o projeto incluiu a instalação de equipamentos de controle e operação de última geração como, por exemplo, o contador de partículas e o monitor de coagulação na ETA; a construção da Unidade de Tratamento de Resíduos – UTR e mais quatro reservatórios.