O sistema Rio das Velhas, localizado no distrito de Bela Fama, em Nova Lima, é o maior e o mais estratégico sistema produtor de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Responsável pelo fornecimento de água tratada para cerca de 43% da população da RMBH, o sistema produz uma média de 470 milhões de litros/dia, que abastecem Belo Horizonte, Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Luzia.
Desde a sua implantação, em 1969, pela primeira vez, o sistema está passando por uma reforma de modernização, envolvendo recursos da ordem de R$ 140 milhões. As obras incluem, entre outras coisas, a substituição de toda parte elétrica do sistema, visando atender à Norma de Regulamentação – NR-10.
A captação de água bruta passará por um completa reforma predial. Além disso, será instalada uma nova peneira rotativa, para evitar o arraste de materiais grosseiros para o conjunto motobomba. Na elevatória de água bruta, será instalado, também, um outro conjunto motobomba, com capacidade para bombear mais de 1.500 litros de água por segundo.
Já na Estação de Tratamento de Água (ETA) serão construídos mais dois módulos de tratamento, compostos por oito floculadores, dois decantadores e oito filtros. Ainda entre as obras será construída uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), para tratamento do lodo gerado na ETA, que será depositado em um aterro sanitário. Esta unidade será a segunda UTR instalada em uma estação de tratamento de água de grande porte na RMBH – a primeira está em funcionamento no Sistema Rio Manso, localizado no município de Brumadinho.
Na elevatória de água tratada, também serão instalados mais três conjuntos motobombas, e construídos dois reservatórios com capacidade para armazenar 32 milhões de litros de água. O projeto inclui, ainda, a automação de todo o sistema Rio das Velhas, com a instalação de um Centro de Operação Regional (COR), interligado ao Centro de Operação dos Sistemas (COS), localizado na unidade Regional da empresa, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, permitindo, dessa forma, o controle e a operação, em tempo real e à distância.
Estas obras significam um grande ganho ambiental para o Rio das Velhas e vão garantir, com mais segurança, o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante 24 horas por dia.