A Copasa, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em Minas Gerais, realizou na última quinta-feira, 30/08, em Uberlândia, reunião com investidores e analistas do mercado de capitais para comentar os resultados do segundo trimestre de 2007. O encontro foi organizado em parceria com a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Estado de Minas Gerais (APIMEC – MG).
Segundo Ricardo Simões, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Copasa, esse tipo de encontro também foi realizado estrategicamente em São Paulo e Juiz de Fora. “Uberlândia será a nossa última reunião do trimestre. Estamos contentes em realizar o encontro aqui e de podermos prestar contas com os investidores locais”, explica Simões. A Copasa está listada no nível mais alto de governança da Bovespa, o Novo Mercado, que exige as melhores práticas de governança corporativa, traduzidas em eqüidade de informações, transparência e respeito aos acionistas minoritários.
Além de assumir esse sério compromisso com os investidores a Copasa está empenhada em difundir o mercado de capitais em Minas Gerais. Por conta disso vem realizando reuniões públicas em diferentes cidades do Estado. “Pretendemos atrair mais investidores da região para a carteira da Companhia”, revela o diretor .
A reunião, conduzida Simões, contou com a participação de um grande público interessado em saber sobre os atuais números e o futuro da companhia. “Os principais indicadores da Copasa apresentaram resultado positivo e razoável crescimento na comparação do segundo trimestre de 2007 com o mesmo período do ano passado”, argumenta Simões. Ele complementa explicando que os números apresentados estão em linha com o que a companhia havia previsto e informado para o mercado em divulgações anteriores. Prova disso, é o fato da Copasa ter mantido o ritmo de investimentos. “Investimos R$ 394 milhões no primeiro semestre do ano. Esse valor corresponde a 98,9% do total previsto para o período e 39,4% do total previsto para o ano”, comemora.
Plano de Expansão – Durante o encontro, Simões revelou projetos para expansão da Copasa. Segundo ele, um dos pontos principais para os próximos anos é prestar serviços de saneamento em municípios com populações superiores a 15 mil habitantes em suas sedes urbanas e, também, nos quais já atua com o abastecimento de água. Atualmente, a companhia possui 611 concessões de água e 183 concessões de esgoto em todo o Estado de Minas Gerais. “Acreditamos que o fato de já atuarmos como operadora de serviços de água proporciona uma boa oportunidade para início de negociação para a prestação de serviços de esgotamento sanitário”, comenta.