O plantio de mil mudas de árvores nativas do cerrado mineiro e mata atlântica marcará a inauguração do “Projeto Paisagístico Integrado – Copasa e Comunidade na ETE Arrudas”, que tem por objetivo melhorar a qualidade do ar na região. O evento está programado para as 9 horas desta 6ª feira, 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore.
As mudas serão plantadas por um grupo de pessoas formadas por moradores dos bairros do entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas, estudantes, associações comunitárias, agentes de saúde, ambientalistas, entre outros. Antes de iniciar o plantio, o grupo irá receber informações sobre a maneira correta de semear as mudas.
Na oportunidade, técnicos da empresa mostrarão todo processo de tratamento de esgotos realizado na ETE Arrudas. Com isso, os visitantes poderão perceber a importância deste trabalho para a revitalização dos rios, contribuindo, assim, para o alcance da meta do Governo de Estado, de despoluição do Rio das Velhas até 2010.
O arvoredo fará parte do Centro de Educação Ambiental - CEAM ETE Arrudas, mostrando um pouco da flora de nossa região. Um dos destaques do CEAM é o grande aquário que foi instalado no local, com capacidade para aproximadamente 10 mil litros, abrigando espécies existentes na bacia do Rio das Velhas, como surubim, pacu, curimba e piau. O detalhe mais importante do aquário é que os peixes ficam no efluente (água resultante do tratamento do esgoto) da ETE, atestando a eficiência do trabalho realizado pela Copasa.