Sessenta vozes infantis emocionaram o público do Teatro Sesiminas, no último dia 25. A apresentação do coral Gotas da Canção, criado pela Copasa, no 9º painel Sesiminas de Música Coral, mostrou, além da musicalidade, a importância da cidadania na formação das crianças, para a construção de um mundo melhor. No repertório, canções como “Volta” (Lupicínio Rodrigues), da campanha do governo estadual para a busca de desaparecidos, e “Nós queremos Paz” (Joana Duran) remeteram ao tema da cidadania e à difícil realidade das próprias crianças, muitas delas moradoras de áreas de risco social.
As crianças, que têm entre 6 e 12 anos, integram o programa social Além dos Muros, desenvolvido pelo distrito operacional de Belo Horizonte norte da companhia nas vilas Pedreira Prado Lopes e Senhor dos Passos, nos bairros Aparecida, Concórdia, Lagoinha, Santo André e São Cristóvão, e no Conjunto IAPI. O programa visa promover o bem-estar coletivo na comunidade e aproximar a Copasa dos moradores. Nesse sentido, são desenvolvidas, em parceria com instituições e com a própria comunidade, diversas atividades sócio-educativas, recreativas, esportivas e culturais, para todas as faixas etárias.
Os resultados desse trabalho aparecem no cotidiano. O regente do coral Gotas da Canção, Alex Lima Braz, relata que, à medida que se trabalham questões como disciplina e cidadania durante os ensaios, há relatos de melhora de comportamento da garotada na escola e em seus lares.
“Achamos que trabalhar com as crianças tornou-se uma forma muito construtiva de alcançar os resultados, porque elas estão na idade de formação da personalidade, são muito receptivas”, aponta a psicóloga Sandra Regina Batista de Freitas, coordenadora do programa Além dos Muros.