Palestra proferida nesta quarta-feira, 28/09, pelo engenheiro Ronaldo Matias de Sousa, Superintendente de Serviços e Efluentes da Copasa – SPSE -, no Seminário sobre Revitalização Rio das Velhas Meta 2010, realizado no auditório da empresa, mostrou o que a copasa está realizando nesse sentido.
Na abertura do evento o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, elogiou a Copasa enquanto protagonista das ações que estão sendo desenvolvidas para alcançar a Meta 2010.
A empresa está implementando, em parceria com os diversos órgãos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e com a participação da sociedade civil organizada, programas que visam despoluir o Rio das Velhas como, por exemplo, o Caça-Esgoto; Precend; o Monitoramento de Corpos Receptores, além das estações de tratamento de esgotos do Arrudas e Onça, e a implantação de novas estações de esgotos, que têm como prioridade resgatar a qualidade das águas.
O Projeto Manuelzão visa recuperar o Rio das Velhas para navegar, pescar e nadar. As medidas adotadas até agora já refletem o sucesso dos programas. Segundo o Professor Apolo Heringer Lisboa, coordenador do Projeto, “as metas estão sendo alcançadas. Isto pode ser constatado também pela identificação, na região de Lagoa Santa, de várias espécies de peixes que, até pouco tempo, eram encontradas somente depois das regiões de Curvelo e Corinto.”
Na oportunidade, ainda proferiram palestras Myriam Mousinho, coordenadora da Meta 2010; o biólogo e professor da UFMG, Carlos Bernardo Mascarenhas, sobre o Biomonitoramento de Peixes no Rio das Velhas; e, Pablo Moreno de Souza, biólogo doutorando da UFMG, falou sobre o Biomonitoramento de Bentons (microorganismos encontrados no fundo dos rios).
Além de empregados da Copasa, participaram do seminário, ambientalistas, técnicos de órgãos estaduais e municipais ligados ao tema, representantes de associações comunitárias, Ongs e estudantes.