A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, recebeu o prêmio
“Melhores da Dinheiro”, concedido pela Revista Isto É Dinheiro na última quinta-feira, 07/08. “
É a quarta edição do prêmio e a companhia foi escolhida, pela quarta vez consecutiva, como a melhor do setor de serviços públicos. Esse resultado é uma demonstração de que o setor público, quando bem administrado e que conta com uma gestão transparente, pode trazer resultados para seus acionistas”, comemora o governador Aécio Neves.
Para Márcio Nunes, presidente da Copasa, o fato da companhia ser premiada todos os anos desde a criação do prêmio “Melhores da Dinheiro” comprova que “estamos no caminho certo”, diz. “Receber esse prêmio é um reconhecimento importante, pois temos trabalhado arduamente para melhorar os indicadores da companhia e expandir nossa rede de cobertura de saneamento”, analisa o executivo. Ao receber o prêmio, Nunes dedicou a conquista ao Governador de Minas. “Com o choque de gestão, o Governador transformou a empresa de 100% estatal para uma empresa de capital misto que possui 47% de suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo”, comenta Nunes. Ele destacou ainda, a importância do trabalho de todos os empregados da Copasa que acreditaram no novo sistema de gestão e estão se dedicando a atingir resultados cada vez melhores.
O Governador de Minas Gerais estava radiante com a premiação e em seu discurso enfatizou que a Copasa é um bom exemplo da gestão por resultados implantada pela administração. Em primeiro lugar no ranking pelo quarto ano consecutivo, a Copasa soube aproveitar o cenário favorável do mercado para crescer e fechou 2007 com uma receita líquida de R$ 1,86 bilhões, além de apresentar um lucro de R$ 329 milhões. A companhia atualmente, opera 598 cidades com serviços de água e 115 cidades com serviços de esgoto nos 854 municípios mineiros.
Para a premiação foi analisado o balanço de 2007 das 500 maiores empresas do Brasil e indicou as melhores de cada setor de acordo com índices que avaliam aspectos ligados à governança corporativa, inovação tecnológica, responsabilidade social, meio ambiente, e ainda, gestão financeira e de recursos humanos. “Esse prêmio é importante porque destaca o desempenho da empresa sobre vários aspectos e não só o financeiro. E é a amplitude dessa análise que traduz o desempenho da empresa sob o ponto-de-vista da gestão”, avalia o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Copasa, Ricardo Simões.