O sistema de água de Cristais passará por obras de ampliação, visando a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Copasa na cidade. A realização das obras será possível devido a assinatura, recentemente, do contrato renovando a concessão de água por mais 30 anos.
Estão previstos investimentos da ordem de R$ 3 milhões na sede do município. Com esses recursos, a Estação de Tratamento de Água (ETA) passará por diversas reformas para atender a demanda da cidade. Serão realizadas, ainda, obras de ampliação das redes de distribuição, além da construção de um reservatório com capacidade para armazenar 200 mil litros de água.
Atualmente a Copasa atende 100% da população, fornecendo água tratada dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo da companhia é garantir, também, o abastecimento das gerações futuras, sempre acompanhando o crescimento da cidade.
A Copasa irá destinar, ainda, cerca de R$ 50 mil para a implantação do Programa de Proteção aos Mananciais (Sipam) na bacia hidrográfica do ribeirão Cachoeira, objetivando melhorar a quantidade e a qualidade das águas do manancial utilizado pela empresa para abastecimento público.
O Sipam foi criado em 1989 para proteger as áreas do entorno de mananciais onde a empresa faz a captação de água, por meio de recuperação e preservação das bacias hidrográficas. A gestão do Sipam, que atualmente está presente em 50 municípios do Estado, é feita pela Copasa, em parceria com vários segmentos sociais, de forma articulada e integrada, para que os resultados sejam alcançados e mantidos ao longo do tempo, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.