A Copasa inaugura nesta segunda-feira, dia 21/07, às 11 horas, mais um Laboratório Distrital no interior do Estado. Construído na cidade de Curvelo, localizada a 180 quilômetros de Belo Horizonte, esta unidade irá atender 32 Sistemas, no âmbito do Distrito do Baixo Rio das Velhas - DTBV - pertencente à Bacia do Rio das Velhas. A solenidade acontecerá na sede do Distrito, localizada à Avenida Antônio Olinto, 297 – Centro.
A empresa investiu, nesse empreendimento, mais de R$ 240 mil em obras e aquisição de equipamentos de última geração. O laboratório tem 150 m² de área construída, e capacidade para realizar uma média mensal de 2,7 mil análises bacteriológicas e físico-químicas tais como, coliformes totais e fecais, cor, pH, turbidez, flúor, dentre outros.
Além de sediar o novo Laboratório Distrital da Copasa, também estão sendo investidos na cidade mais de 30 milhões na implantação de um sistema de coleta e tratamento de todo esgoto coletado. As obras estão a todo vapor, e grande parte dos interceptores e das redes coletoras que estavam previstas no projeto já foram implantadas.
Essas obras irão beneficiar praticamente toda a população, destacando-se ainda a construção de uma avenida sanitária sobre o córrego da Passaginha, permitindo um novo acesso ao centro da cidade. E mais, a Copasa também irá implantar um parque ecológico às margens da cabeceira do córrego, com cerca de 30.000 m² de área, onde serão preservadas árvores centenárias e construídos um anfiteatro, pista de caminhada e um play ground.
Com isso, a empresa está contribuindo para o desenvolvimento de Curvelo e para a proteção do meio ambiente, garantindo, assim, a melhoria da qualidade de vida e saúde para mais de 70 mil pessoas na região e, também, ajudar na revitalização da bacia do Rio das Velhas.