Escolhida como a melhor empresa do setor de saneamento e serviços de água e gás, a Copasa foi premiada, na primeira edição do Prêmio Abrasca. A premiação que tem como objetivo enfatizar ações de governança orientadas para a criação de valor, foi concedida pela Associação Brasileira das Companhias Abertas.
Na solenidade, realizada em São Paulo, no último dia 28, a companhia foi representada pelo diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Ricardo Simões. “A Copasa é uma empresa pública que está há apenas dois anos no mercado de capitais e mesmo assim conseguiu conquistar o prêmio de criação de valor para o acionista. Isso é sinal de que estamos no caminho certo”, comemora o diretor.
O critério de avaliação do prêmio tem por base a utilização de metodologia utilizada pela Universidade de Navarra (Espanha), mesma academia que fornece métodos para a Nasdaq. “Essa metodologia implica em uma espécie de "cobrança" da valorização dos ativos dos acionistas, bem como a consistência na trajetória dos preços dos papéis. Sintetizando, privilegia ações de governança orientadas para a criação de valor”, explica o presidente da Abrasca, Antonio Castro.
Para avaliar os dados quantitativos de cada companhia foi criado um Comitê de Premiação, constituído por membros da Abrasca, Abrapp, Amec, Anbid, Ancor, Andima, Anefac, Apimec, Bm&FBovespa, Ibgc, Ibracon e Ini, que elegeu a empresa de maior criação de valor no ano de 2007, assim como os destaques de dez setores da economia.