A Copasa e a Secretaria de Estado de Cultura, com o apoio do Instituto Cultural Sérgio Magnani, lançaram, nesta quinta-feira, 31/07, o edital da segunda edição do ‘Cena Minas’ – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas, no valor de R$ 1 milhão. A premiação busca fortalecer a arte e a cultura em todo o Estado, contemplando três categorias: manutenção de espaços de grupos de teatro e dança; formação de público; e materiais para circos.
Criado em 2007, o prêmio se consolida como mais um instrumento de fomento cultural, somado a outros incentivos do Governo do Estado. A secretária de Estado de Cultura, Eleonora Santa Rosa, durante a solenidade, acentuou o caráter democrático do prêmio e agradeceu o apoio da Copasa.
O Cena Minas intensifica a política da Copasa de promover a arte, a cultura e a cidadania. Entre outros projetos, a companhia é uma das organizadoras do Expresso Melodia, em que um caminhão-palco percorre cidades mineiras levando atrações teatrais e musicais.
A empresa também apóia o Coral das Lavadeiras de Almenara, do Vale do Jequitinhonha; criou o coral infantil Gotas da Canção que reúne crianças entre 6 e 12 anos. O grupo integra o projeto social Além dos Muros, voltado à população de vilas e bairros próximos ao Distrito Operacional Norte da Copasa (bairro Santo André). Outro exemplo é a Galeria de Arte Copasa, espaço criado para divulgar as diversas manifestações nas artes plásticas e visuais de Minas.
O evento ocorreu nos jardins internos do Palácio das Artes e contou com a presença do presidente da companhia, Márcio Nunes, além de outras autoridades.
Inscrições Cena Minas: de 1º de agosto a 10 de setembro de 2008, na Secretaria de Estado de Cultura (Praça da Liberdade, 317, bairro Funcionários – Belo Horizonte), das 10 às 16 horas. Edital, formulário e documentação exigidos disponíveis nos sites www.cultura.mg.gov.br e www.institutosergiomagnani.org.br.