Ser um centro de referência em educação ambiental e de ações de preservação que possam influenciar toda a comunidade nas proximidades. Esse é o objetivo do Centro de Educação Ambiental (CEAM) do Barreiro, dentro da área preservada pela empresa na região, que recebeu alunos de escolas do entorno daquela reserva, durante a semana de comemorações do Dia Mundial da Água (22/03). Três escolas, perfazendo um total de 360 alunos, participaram dessa iniciativa.
A meta principal do CEAM é transformar a comunidade numa aliada na preservação da área. Dessa forma, as ações sócio-ambientais propostas buscam a aproximação das pessoas por meio da participação em atividades de defesa dos recursos naturais.
No CEAM foi instalado o Projeto Sala Verde, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo é democratizar o acesso às informações sobre o tema, por meio de espaços adaptados a esse fim. Para tanto, o local foi reformado e ganhou vários equipamentos para serem utilizados em atividades educacionais.
Instalado na “casinha do Barreiro”, o Centro é conseqüência da extensão de um projeto de educação ambiental da Copasa que já existia no local, voltado a alunos do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular.
Dentro da reserva foi criada, ainda, uma “trilha interpretativa”, caminho educativo que está sendo adaptado para portadores de necessidades especiais, com a identificação das espécies da flora local, em linguagem escrita e braile. Além de promover exercícios físicos, a trilha permite aos visitantes o contato direto com a natureza. O caminho tem uma extensão de aproximadamente 300 metros, passando pelo interior da mata até o córrego do Barreiro -manancial utilizado pela Copasa para abastecimento público.
O Centro fica no Barreiro de Cima, no final da Avenida Ximango, 780, próximo ao conjunto Flávio Marques Lisboa.
O manancial do Barreiro possui uma área de 880 hectares e foi transformado em Área de Proteção Especial para fins de preservação em 1982. Localiza-se na região sudoeste de Belo Horizonte e faz divisa, ao sul, com a Serra do Cachimbo e, a Oeste, com o aglomerado urbano do Barreiro.