
A Copasa está realizando as obras de concretagem e rebaixamento do fundo do Ribeirão Arrudas, no trecho da Avenida Tereza Cristina, entre as ruas Uberaba, no Barro Preto, e Vila Rica, no bairro Coração Eucarístico. Essas obras vão proteger os interceptores de esgoto que passam nas laterais do Arrudas, responsável pelo encaminhamento de cerca de 113 milhões de litros de esgoto por dia até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Arrudas.
Numa extensão de 3.120 metros, os serviços de concretagem compreendem o rebaixamento do leito natural do ribeirão em dois a três metros e, posteriormente, o seu revestimento em concreto. Entre a Avenida Silva Lobo e a rua Bom Sucesso (aproximadamente 860 metros de extensão) será feito apenas o desassoreamento, uma vez que, neste trecho, a calha do curso d’água já é revestida.
A execução deste projeto abrange investimentos de R$ 56 milhões, beneficiando diretamente cerca 870 mil pessoas que residem na região Oeste de Belo Horizonte.
Parceria perfeita
A participação da Copasa tem o objetivo de proteger os interceptores nas margens direita e esquerda do Arrudas que levam os esgotos da região Oeste da capital até a ETE Arrrudas, evitando,assim, que caiam no seu leito.
Já a intenção da prefeitura de Belo Horizonte é diminuir o risco de enchentes e acabar com as erosões que ocorrem naquela região, principalmente nos períodos de chuvas fortes e intensas.
A previsão para o término das obras é para novembro deste ano, antes de começar novamente o período chuvoso.