A qualidade dos serviços prestados pela Copasa continuará por mais 30 anos em Santos Dumont. A empresa acaba de renovar o contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água com o município, além de assumir os serviços de esgotamento sanitário, para garantir mais qualidade de vida e saúde para a população.

Os investimentos previstos para o sistema de abastecimento de água são da ordem de R$10,4 milhões e serão aplicados na implantação de adutora de água bruta, ampliação e melhorias da ETA – Estação de Tratamento de Água, construção de seis novas unidades de reservação e substituição de redes antigas.
Atualmente técnicos da Copasa estão desenvolvendo projetos para implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Para tanto, estão previstos recursos da ordem de R$21 milhões com o objetivo de implantar redes coletoras e interceptores, e ainda, construir elevatórias e três Estações de Tratamento de Esgotos - ETEs.
Com o início da operação, a Copasa passou a ser responsável por todo o serviço de adequação, melhorias e manutenções das redes e ligações de esgoto existentes além das novas obras a serem implantadas. A tarifa de esgotamento sanitário será 40% da tarifa de água e o início da cobrança se dará a partir do mês de setembro. Quando a obra da estação de tratamento de esgoto estiver concluída, esse percentual passará para 60%, da mesma forma que em todas as cidades onde a empresa presta esse serviço.
Uma parte importante da obra refere-se às intervenções que serão feitas na rota 14 BIS, que será dotada de redes de água e esgoto compatíveis com a relevância da via para a cidade, sobretudo para o turismo local.
Com os investimentos, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade, a Copasa estará também contribuindo para a recuperação e preservação das águas do Ribeirão Posses bem como da bacia do Rio Paraíba do Sul.