O presidente da Copanor, Márcio Kangussu, reuniu-se, nesta segunda-feira, 09/02, em Teófilo Otoni, com técnicos e fornecedores que serão responsáveis pelas obras e serviços nas localidades de atuação da Copanor.
A finalidade do encontro foi estabelecer as diretrizes, procedimentos e recomendações para padronizar o gerenciamento, acompanhamento e a fiscalização das atividades necessárias para a efetiva implantação dos serviços, mediante o conhecimento das atribuições e responsabilidades dos envolvidos no empreendimento (projetos, materiais e obras).
Na oportunidade, Kangussu reforçou o papel das empreiteiras e foi enfático: “Não queremos vocês como apenas prestadores de serviços, mas sim, como parceiros para levar melhores condições de vida para as pessoas dessa região”. E complementou: “Essa é uma demanda histórica resgatada pelo governador Aécio Neves, que está dando um exemplo para o Brasil com este programa inédito que é a Copanor, levando saneamento básico integral e integrado para os moradores desta região”.
Copanor – “Copasa – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A” é uma subsidiária da Copasa criada pelo Governo do Estado, em agosto de 2007, e que busca a universalização dos serviços de água e esgoto no norte e nordeste de Minas, abrangendo, numa primeira etapa, 92 municípios dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Itanhém, Buranhém e Jucuruçu.
O objetivo da Copanor é atender, com serviços de qualidade e tarifas compatíveis, à realidade socioeconômica da região onde ainda não foi possível resolver as questões de saneamento. A subsidiária é responsável pela execução das obras de construção de reservatórios, estações de tratamento de água e esgotos, implantação de redes de distribuição de água, redes coletoras e interceptores de esgoto e módulos sanitários nas sedes municipais e em localidades com população entre 200 e 5.000 habitantes.
Entre as inovações propostas está a utilização de um modelo tecnológico e organizacional que permite o aumento da eficiência e a redução de custos operacionais.