“Não perca o melhor da festa. Se beber, não dirija”. Com essa mensagem, a campanha da BHTrans, que tem o apoio da Copasa com a distribuição de água, alerta motoristas sobre a mistura álcool-direção - que pode ser fatal, principalmente no período do carnaval.
Nesta semana, as blitzen começaram no centro de distribuição de correios, no bairro Universitário, no dia 16/02. Nesta terça-feira (17/02), ocorreram na região da Savassi, próxima à sede da Copasa.
Uma réplica de peru, com três metros de altura, e um homem fantasiado de bêbado e com
pernas-de-pau, acompanhados de música, dão o tom da campanha. Enquanto divertem os motoristas, integrantes da campanha vestidos de garçom entregam, em bandejas, copos de água da Copasa, leque e porta-copos com mensagens educativas.
O peru foi escolhido como mascote porque morre antes da festa e sob efeito de bebida alcoólica.
Realizada anualmente, de dezembro a fevereiro, a campanha fecha essa edição no dia 20/02, com a inauguração do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD), na rua Tupinambás, 314, no Centro, em Belo Horizonte.
Interior
A Copasa está realizando campanha sobre o mesmo tema em várias regiões no interior de Minas, com a distribuição de água, material educativo e brindes durante o carnaval. Neste ano, as atividades ocorrem em Carmo do Rio Claro, Diamantina, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Lagoa Santa, Muzambinho, Nova Lima, Pompeu, Sabará, Santa Luzia, São João Del Dey e Tiradentes.