A Copasa apresentou, recentemente, à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, seu plano de investimento em serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, os quais darão sustentabilidade ao desenvolvimento socioeconômico do chamado “Vetor Norte” da RMBH.
Como resultado, no dia 22 de janeiro, a companhia recebeu a visita das consultoras Sharon Mak Yoke e Aida Ahmad, da empresa Jurong, de Cingapura, contratada pela Secretaria para assessorar a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Confins e entorno, no Vetor Norte. As profissionais visitaram o Centro de Operação de Sistema (COS) e as estações de tratamento do Morro Redondo (de água) e Arrudas (de esgoto), em Belo Horizonte, para conhecerem as tecnologias, processos e os serviços prestados pela companhia.
As consultoras tiveram, durante a visita, mais detalhes sobre o planejamento da companhia para a região do Aeroporto Internacional de Confins, destacando-se a Adutora de Integração. Com investimentos de R$ 65 milhões, a obra vai garantir água de qualidade por mais 20 anos, interligando o abastecimento do aeroporto e das cidades de Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano ao Sistema Integrado de Produção da Bacia do rio Paraopeba (composto pelos sistemas Ibirité, Manso, Serra Azul e Várzea das Flores).