Sempre mantendo sua política de incentivo à preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, a Copasa programou diversas atividades para marcar as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março), em Belo Horizonte.
A empresa vai estar também no 8º Fórum das Águas, um dos mais importantes encontros técnico-educativos sobre a gestão dos recursos hídricos do País. O evento será realizado de 23 a 27/03, em Belo Horizonte e na bacia do Rio Grande. Durante as atividades, a Copasa apresentará a palestra “Novos Critérios de Medição de água”, sobre o sistema de medição individualizada em condomínios.
A companhia também realizará diversas atividades junto das comunidades onde atua, dentre elas a exposição “Direitos Universais da Água” em cartaz de 16 a 31/03, no Minas Shopping. Os visitantes irão receber material educativo sobre o tema.
A abertura da temporada 2009 do Projeto Concerto no Parque, no dia 22/03, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tem o apoio da Copasa e vai celebrar a data. O evento, promovido pela Fundação Clóvis Salgado, é realizado mensalmente na capital mineira, às 10 horas, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
A Copasa vai apoiar, ainda, o show “Tributo a Godofredo Guedes”, com a presença de Gabriel Guedes, neto do compositor, e músicos do famoso Clube da Esquina, que fez história na música popular brasileira. O evento será na Praça da Liberdade, no dia 22, às 19 horas. Em comemoração ao dia, os artistas estarão participando do movimento “Mobilização pela Preservação da Água”.
No palco da Praça da Liberdade, os músicos interpretarão algumas músicas compostas por Godofredo Guedes, entre chorinhos, sambas, marchas, dobrados e valsas. Entre os artistas presentes estarão Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Tavinho Moura, Marina Machado e Paulinho Pedra Azul.
Para os estudantes, a empresa vai promover visitas monitoradas ao Centro de Educação Ambiental (Ceam) do Barreiro, entre os dias 23 e 27, pela manhã e à tarde. Alunos de ensino fundamental participarão de palestras educativas e de brincadeiras sobre meio ambiente, e percorrerão a “Trilha Interpretativa” – um caminho educativo em meio à mata, adaptado para portadores de necessidades especiais, com a identificação das espécies da flora local.
O Ceam do Barreiro foi criado pela Copasa para a implementação de ações de educação ambiental, buscando transformar a comunidade numa aliada na preservação das áreas de proteção.
O público corporativo também vai conhecer o trabalho da Copasa: convidada pela Vallourec & Mannesmann do Brasil, a companhia vai participar de palestra conjunta sobre educação ambiental para 6 mil empregados. Durante o evento (23/03), a companhia apresentará os resultados da Meta 2010 - de despoluição do Rio das Velhas com a ajuda do tratamento de esgotos - e também vai distribuir água e material informativo.
Tratamento de água e de esgoto são essenciais e complementares para a qualidade de vida. Como ocorre semanalmente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas da Copasa vai estar aberta à visitação monitorada nos dias 24 e 26, às 9 horas.
Os visitantes poderão perceber, in loco, os resultados do trabalho da companhia, no Centro de Educação Ambiental (Ceam) ETE Arrudas: um sistema de biomonitoramento contém 14 espécies de peixes da bacia do rio São Francisco, nadando em 10 mil litros do efluente final (esgoto tratado) devolvido aos rios após o tratamento. Quem quiser conhecer como é feito o processo pode ligar para 3250-1627.
Já a subsidiária Águas Minerais de Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lambari e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), no sul de Minas, participa de 16 a 22 de março do projeto "Lambari no Movimento das Águas". As atividades acontecem no Parque das Águas da cidade, com programações culturais, educativas e prestações de serviços para toda a comunidade e também para os turistas.