Atuar na comunicação direta entre a sociedade e a Copasa para recebimento de demandas que não tenham sido atendidas satisfatoriamente, na visão do cliente, pelos canais convencionais da empresa (agências de atendimento; telefone 115; agência virtual e Fale Conosco, na internet). Esse é o objetivo da Ouvidoria da Copasa.
A criação dessa unidade, em março de 2007, contribuiu para a solidificação das boas práticas de governança corporativa, baseadas em princípios de transparência, igualdade e credibilidade.
A Ouvidoria atua em parceria com as unidades organizacionais da empresa para aprimorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados e promover agilidade na solução de problemas, demonstrando o comprometimento da Copasa com a satisfação dos clientes.
Para atender aos diversos perfis de clientes, a Ouvidoria conta com três suportes de comunicação: internet, carta e fax. São recebidas, por mês, cerca de 130 solicitações e todas são respondidas no prazo máximo de 15 dias corridos.
Ao preencher o formulário eletrônico de reclamação ou denúncia, disponível no site da Copasa, é solicitado ao cliente cadastrar uma senha de acesso. Para consultar a resposta da solicitação, basta acessar o link da Ouvidoria no site da Copasa e digitar a senha e o número do processo cadastrado na Ouvidoria. Esse número é dado ao cliente quando faz o primeiro contato com a ouvidoria. Dessa forma, é garantido o sigilo das informações prestadas, bem como agilidade no retorno ao demandante.
Com a Ouvidoria, a Copasa ratifica seu compromisso em prestar um atendimento diferenciado ao cliente, possibilitando que ele opine sobre a atuação da companhia, identificando problemas e contribuindo para tornar a empresa cada vez mais eficiente. “Assim, todo mundo sai ganhando”, afirma Margarida Ubaldo Baião, responsável pela ouvidoria da empresa.
É importante destacar que a Ouvidoria deve ser acionada como último recurso para quem não conseguiu a solução do seu problema pelos outros canais disponibilizados pela empresa, e não como o primeiro canal de comunicação para registro de demandas.
Contatos: Internet: www.copasa.com.br (link Ouvidoria coluna à esquerda da tela);
carta - Ouvidoria COPASA MG (Rua Mar de Espanha, nº 525, Bairro Santo Antônio Belo Horizonte - Minas Gerais CEP 30330-270); e
Fax: (31) 3250-1476.