A Copasa foi reconhecida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como Posto de Ensaio Autorizado de verificação de hidrômetros após reparos. Com a certificação, o órgão autoriza a Copasa a executar ensaios para atestar a eficiência desses medidores e agrega credibilidade ao serviço de recuperação de hidrômetros realizado pela companhia. A partir de agora, eles passam a ter o selo com as marcas do Inmetro e da Copasa.
Para ser reconhecido como Posto de Ensaio Autorizado, o laboratório de hidrometria da companhia (responsável por esses testes), localizado na BR 356, em Belo Horizonte, teve o espaço físico readequado, ganhou novos equipamentos e absorveu novas tecnologias. Técnicos da Copasa também receberam treinamento, em atendimento às exigências do Inmetro - que realizou várias auditorias no local.
No laboratório, os hidrômetros são verificados por equipamentos eletrônicos aprovados pelo Inmetro. Os resultados dos ensaios vão automaticamente para um banco de dados da empresa. Etiquetas de código de barras são afixadas aos hidrômetros, garantindo o rastreamento e a agilização da obtenção de dados sobre eles, se necessário.
“Esse procedimento garante transparência e credibilidade ao processo de recuperação de hidrômetros da Copasa e confiança do cliente na medição do consumo de água”, explicou Arnaldo Reis Carvalho Filho, gerente da área responsável pela hidrometria na empresa.
Com a recuperação dos hidrômetros, a Copasa pode atender parte de sua demanda interna, regular o estoque com mais eficiência e economizar. Cerca de 70 mil hidrômetros por mês são recebidos pelo laboratório, vindos de todas as unidades operacionais. Aproximadamente 25 mil deles são recuperados – a um preço mais baixo do que para adquirir um novo - e o restante pode ser usado para abater o preço da aquisição de novos hidrômetros.