Copasa tem quase 800 estações para monitorar mananciais
Home > A Copasa > A Empresa
Para acompanhar o comportamento das águas nos inúmeros mananciais utilizados pela Copasa para abastecimento público em Minas Gerais, a Companhia opera uma rede de estações com 480 estações pluviométricas, onde se mede a altura de chuva acumulada ao longo de um dia, e 309 estações fluviométricas, com medidas periódicas de vazões dos rios.
Os dados obtidos através das estações são arquivados em um banco de dados e auxiliam as ações de preservação ambiental a serem implantadas em todo o Estado, e também a identificar e minimizar eventos extremos, como secas e chuvas.
Com o monitoramento de mananciais, a Copasa também contribui para que a população e instituições ligadas ao tema tenham disponíveis informações imprescindíveis para a gestão e preservação das águas e manutenção dos ecossistemas aquáticos essenciais à vida.
Para saber mais: mananciais de água são as fontes superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem as porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d’água, desde as nascentes até os rios e represas.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.