As melhores iniciativas e os bons exemplos de empresas e cidadãos quanto ao uso inteligente da água em Minas Gerais foram premiados, primeiro de dezembro, durante cerimônia realizada no Teatro Alterosa. A Copasa por meio do SIPAM - Sistema Integrado de Proteção de Mananciais, conquistou o prêmio Ouro Azul, categoria empresa pública.
O Prêmio Ouro Azul é uma iniciativa dos Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas, que valoriza idéias de proteção e uso racional dos recursos hídricos. Em sua nona edição a organização do prêmio contabilizou 91 projetos inscritos, sendo: 22 em empresa pública; 16 em empresa privada; nove em estudante de ensino superior; nove em mestrado/ doutorado; 23 em comunidade; 12 em pessoa física e 287 na categoria Infantil.
Os projetos deveriam ser propostas inéditas voltadas para a revitalização e conservação dos recursos hídricos e o envolvimento da comunidade com as questões ambientais, por meio práticas de conscientização e estratégias que permitam o melhor aproveitamento desses recursos.
Nesse contexto, o SIPAM destacou-se com o Livro de Pano como inovação na promoção de ações de integração social, pois a sua construção é estruturada na interação entre o meio urbano e o rural e aborda um tema que é uma das matérias primas da vida: a água. Para isso, a Copasa investiu R$ 264 mil em oficinas e palestras onde participaram 220 professores e 5.280 alunos de diversas regiões do estado, resultando na edição de 88 livros.
Os vencedores das quatro categorias do Prêmio Furnas Ouro Azul receberam troféu e certificado de participação e terão seus projetos publicados em caderno especial no Estado de Minas de 15 de dezembro.