Copasa e Agência Metropolitana vão trabalhar juntas para a universalização
do saneamento na região e colar metropolitano
Na última terça feira (07/11), o presidente da Copasa, Ricardo Simões e o diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, José Osvaldo Lasmar, assinaram termo de cooperação técnica visando o desenvolvimento do saneamento básico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Colar Metropolitano, na sede da Agência, durante reunião do Conselho Deliberativo.
O acordo prevê a troca de informações, dados e estudos técnicos sobre serviços de saneamento na RMBH e a articulação de ações conjuntas nos municípios, visando a implementação de planos e programas integrados de abastecimento de água e esgotamento sanitário, priorizando as localidades em que a Copasa não é concessionária desses serviços.
Para Ricardo Simões este acordo é muito positivo. “Com a assinatura do termo a Copasa passa a ter um aliado importante como a Agência, para trabalhar em comum acordo e propiciar melhores entendimentos com os municípios, facilitando dessa forma, a expansão dos serviços de saneamento”.
O diretor de Informação, Pesquisa e Apoio Técnico da Agência, Hubert Brant Moraes também considera o instrumento valioso porque vai permitir ações de apoio e integração entre as duas instituições na busca por soluções para o saneamento na RMBH. “Vamos articular ações conjuntas nos municípios para aumentarmos a área de atuação da Copasa, não somente em abastecimento e esgotamento sanitário, mas também na promoção de ações de preservação ambiental das bacias hidrográficas”, comenta o diretor.
Para Hubert essa parceria fortalecerá a atuação fiscalizadora da Agência, facilitando a busca de padrões de procedimentos no uso do solo na RMBH, estabelecendo condições de desenvolvimento sustentável, disciplinando a expansão urbana e incrementando os índices de atendimento e melhorias das condições socioeconômicas na região.
A parceria também será para proposição de ações de preservação ambiental e de prioridade na elaboração de planos de gerenciamento integrado de resíduos líquidos e sólidos urbanos no âmbito do Programa de Conservação da Água e de preservação e recuperação da vegetação nativa da região metropolitana. Ainda dentro do acordo, a Agência orientará e apoiará tecnicamente os municípios em projetos de captação de recursos e em planos integrados de desenvolvimento da infra estrutura de saneamento básico, enquanto a Copasa trabalhará na identificação de potenciais demandas de municípios por serviços de tratamento de resíduos sólidos.