Para conhecer as melhores práticas gerenciais que garantiram à Copasa a conquista do troféu ouro no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS 2010, uma comitiva de 26 indianos visitou a Copasa entre os dias 10 e 13 de dezembro. A visita ocorreu por indicação do Banco Mundial, que escolheu a empresa por ser referencia em serviços de saneamento.
A delegação composta de vinte e seis representantes do Governo Federal Indiano fez um verdadeiro mergulho em Minas Gerais. Na sexta-feira, (10) de manhã, visitaram a sede da empresa. No auditório participaram de palestras sobre planejamento estratégico e alternativas para sistemas de esgotamento sanitário em municípios de pequeno porte. Depois, conheceram o COS – Centro de Operações de Sistemas.
A tarde foram para Curvelo onde assistiram apresentações do histórico do saneamento rural em Minas e sobre o sistema de saneamento rural da localidade de Silva Campos, e ainda conheceram os processos e as práticas de gestão do Distrito do Baixo Velhas (DTBV). No final da tarde, se dirigiram para Diamantina.
Em Diamantina, ouviram palestra sobre a Copanor e visitaram os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da localidade de Guinda operada pela Copanor e a ETA de Diamantina operada pela Copasa. No domingo, também participaram de palestra que abordou o modelo de gestão do (DTAJ) Distrito de Diamantina e visitaram a ETA e a ETE do município do Serro. Após, foram para a Serra do Cipó.
Na segunda de manhã, 13/12, chegaram a Jaboticatubas no distrito de São José de Almeida, a primeira localidade a implantar sistema de tratamento de esgoto (1988) por meio do PPNSR - Piloto do Programa Nacional de Saneamento Rural, no Brasil onde visitaram as instalações da Associação Comunitária e da ETE que a associação opera há 22 anos. À tarde encerraram a visita.
O gerente de Programas do Banco Mundial, Martin Grambrill, que também participou da visita, afirmou que os indianos ficaram impressionados com a seriedade dos processos gerenciais de gestão pelos resultados adotados pela Copasa, e o domínio dos números de indicadores de resultados que os gerentes possuem. Segundo Martin, o que mais chamou a atenção da comitiva: “foi o uso das tecnologias apropriadas nos sistemas de tratamento de esgoto visando reduzir os custos operacionais e garantir eficiência e sustentabilidade”, concluiu.
Sobre a Índia
O País é a quarta maior economia do mundo em poder de compra, o sétimo em área geográfica e o segundo mais populoso. Politicamente é uma democracia parlamentar composta por 28 estados (divididos em distritos), sete territórios da União e o Território da Capital Nacional (Nova Delhi). A Índia é composta por uma sociedade pluralista, multilíngüe e multiétnica.