O presidente da Copasa, Ricardo Simões, esteve presente na solenidade de lançamento do livro Revitalização de Rios no mundo - América, Europa e Ásia, realizada na última segunda feira, 20/12, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
O livro que será distribuído gratuitamente apresenta as palestras, textos e imagens expostos nos Seminários Internacionais sobre Revitalização de Rios, realizados em Belo Horizonte, em 2008 e 2010, sobre as experiências vivenciadas na América, na Europa e na Ásia, que poderão servir como referência para futuras ações no Brasil e contribuir para o Movimento Internacional de revitalização de rios.

A Copasa teve papel fundamental com as ações implementadas para a revitalização do rio das Velhas, projeto idealizado pelo Projeto, com a execução de 172 obras para recuperação da qualidade das águas, incluindo a construção de Estações de Tratamento de Esgotos – ETE’s, que envolveram recursos da ordem de R$ 1,3 bilhão.
O coordenador do Projeto Manuelzão e um dos editores do livro, Marcus Vinícius Polignano, reforça a importância da parceria com a Copasa e disse: “o livro consolida a questão da revitalização como um caminho fundamental para cuidar melhor dos rios. Ao expor essas experiências exitosas no mundo inteiro, demonstramos que esse paradigma está se consolando em todos os continentes. A experiência do Velhas mostra a importância da sua revitalização para a historia de Minas e do Brasil”.
Para Ricardo Simões a parceria e o trabalho conjunto da Copasa e do Projeto Manuelzão permitiu tornar o sonho em uma conquista cada vez mais concreta - trazer o peixe de volta aos rios. “E é com este mesmo espírito que o Governo do Estado, a Copasa e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem vão trabalhar para a recuperação da Lagoa da Pampulha até a Copa 2014”, comenta Ricardo Simões.
O livro Revitalização de Rios no mundo - América, Europa e Ásia foi coordenado por Antônio Thomaz Gonzaga da Matta Machado, Apolo Heringer Lisboa, Carlos Bernardo Mascarenhas Alves, Danielle Alves Lopes, Eugênio Marcos Andrade Goulart, Fernando Antônio Leite, juntamente com entidades governamentais e editado pelo Instituto Guaicuy – SOS Rio das Velhas/ Projeto Manuelzão – UFMG.