Está de volta ao Brasil a equipe da Copasa que viajou à Espanha em missão de estudos do PNQS 2010 – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Vencedora do troféu Ouro na premiação deste ano, a companhia mineira foi convidada a integrar a comitiva composta por 45 representantes de empresas de saneamento brasileiras, que foram acompanhados pela presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Cassilda Teixeira de Carvalho.
Representando a Copasa, fizeram parte da comitiva os empregados das diretorias Metropolitana: Maurício Paulo Pereira (DPCO) e Luiz Nogueira de Oliveira (SPBH); de Planejamento e Gestão de Empreendimentos: Rodrigo Varella Bastos (SPEG); da Sudoeste: o diretor Valério Máximo Gambogi Parreira e Francisco de Macedo Fraietta (DPOE); da Norte: João Evaristo Lodi (SPCN) e Vladmir Luis Stein (DVVN); da Meio de Ambiente e Novos Negócios: Mário César de Sá Horta (SPAT).
No país europeu, os representantes brasileiros participaram de um seminário sobre serviços públicos e privados de saneamento, no qual tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de empresas espanholas, como a ACS; a Cobra e Tedagua; e a Emasesa e Águas da Cidade de Madri. Divididos em grupos, os membros da comissão também fizeram uma série de visitas técnicas a empreendimentos de água e esgoto.
Para Cassilda Teixeira, esta integração entre empresas brasileiras e estrangeiras é muito importante para troca de experiências. O superintendente da SPCN, João Evaristo Lodi, confirma que realmente a viagem à Espanha foi uma oportunidade única de vivenciar a experiência de outras concessionárias e conhecer inovações no que diz respeito à gestão de processos e à operação de sistemas.
Sobre o prêmio
O Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), criado em 1997, é concedido pelo Comitê Nacional da Qualidade, vinculado à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) para premiar as empresas que se destacam na gestão do saneamento. Para ser premiada, as empresas devem otimizar o desempenho de seus serviços e estimular o trabalho em equipe.
O prêmio tem a missão de incentivar a prática de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais por meio da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e no aumento da qualidade de vida da população.