A COPASA ao preservar diversas áreas verdes garante a proteção de várias espécies da flora e fauna nativas dos ecossistemas presentes no estado de Minas Gerais. Desde orquídeas, que ocorrem em áreas de vegetação de canga ferruginosa nas áreas do quadrilátero ferrífero de Minas, ate os lobos-guarás da região do semi-árido mineiro nos campos da região de Montes Claros, há um grande número de espécies protegidas, componentes do que chamamos de biodiversidade. Algumas das espécies protegidas só são encontradas em locais restritos das reservas ambientais, são as chamadas espécies endêmicas.
A empresa também mantém programas de plantio de espécies da flora nas bacias hidrográficas utilizadas para abastecimento público, o que contribui diretamente sobre a fauna local uma vez que há uma estreita relação entre a preservação da vegetação e as fontes de alimentação para as diversas espécies nativas, a chamada cadeia alimentar.
Desde a década de 80 são desenvolvidos trabalhos científicos e teses de mestrado e doutorado que tiveram como área de estudo as reservas protegidas pela COPASA e estão disponíveis na Biblioteca da COPASA.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.