<>>A Galeria de Arte da Copasa reabre os trabalhos em 2010 com uma homenagem ao pintor Petrônio Bax, dono de uma técnica pessoal de traços líricos que recria figuras religiosas como anjos, cristos e madonas. Ainda vivo, Bax recebeu o convite para apresentar a exposição “Mar de Minas” na galeria, mas faleceu no final do ano passado.Coube à sua filha, Simone Bax, organizar a mostra que será aberta no dia 9 de fevereiro.>
Até dezembro, outros seis artistas selecionados IX Edital de Concorrência Pública vão expor suas obras. São quadros, desenhos, fotografias e instalações que dão um panorama do que está sendo produzido pelos jovens artistas mineiros.
No dia 30 de março, Sérgio Vaz apresenta a exposição “Consumo”, com seus desenhos hiper realistas que, desta vez, aparecem coloridos, confundindo ainda mais quem os observa.
Em seguida, no dia 4 de maio, é a vez da mostra coletiva “Eu não sou feito de ouro” de Alexandre Rodrigues e Daniel Bilac. Alexandre se destaca pelos desenhos contemporâneos de caneta esferográfica. Daniel apresenta diversas obras onde o cão é o ponto de inspiração.. “Minha avó já dizia que tudo o que tem dente morde. A mesma coisa que pode ter ternura, também pode ter agressividade”, explica.
No dia 5 de agosto é a vez dos artistas Rafael Perpétuo e Felipe de Ávila, que apresentam duas instalações. Felipe monta cenários com materiais corriqueiros, como tijolos, caixotes de madeira e torneiras. Já Rafael, cria ambientes com objetos de metal, indicativos de poder, como o alicate, reproduzidos em poliéster.
Ricardo Maciel expõe “Cenários” em seguida, no dia 9 de setembro. São quadros com cenários futuristas e surrealistas, que remetem a super-heróis de épocas passadas.
No dia 10 de outubro, acontece a exposição coletiva “Sensibilidade Partilhada” de Nilcea Moraleida, Rachel Leão e Camila Otto. Nilcea apresenta duas séries de retratos de pintura a óleo de personalidades que se destacaram entre os anos 60 e 80, como músico Kurt Cobain e o cineasta Glauber Rocha. Rachel reproduz rostos a partir de técnicas de fototransferência, serigrafia e pintura sobre tecido. Mão e faces são o tema da obra de Camilla, especialista em serigrafia sobre vidro.
A Galeria de Arte da Copasa encerra os trabalhos com André Hauck, que fotografa e filma interiores arquitetônicos e locais desabitados que apresentem marcas do passado. A última exposição acontece de 25 de novembro a 19 de dezembro.
A Galeria de Arte Copasa está localizada na rua Mar de Espanha, 525, no bairro Santo Antônio, Belo Horizonte, e está aberta à visitação pública no período de 8 às 18 horas, inclusive aos sábados e domingos.
Mais informações através do E-mail galeriadearte@copasa.com.br
Histórico da Galeria