Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 11 de junho, a Copasa realizará palestras, gincanas e exposições abordando o tema da biodiversidade. A idéia é acompanhar a proposta da ONU, que definiu 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.
As ações da Copasa começaram no dia 5, com a exposição de lamares (estruturas de papelão) no Minas Shopping, em Belo Horizonte. Cada lamar terá uma mensagem de educação ambiental e representará a fauna do Estado. Haverá, por exemplo, o lamar do surubim, o da coruja e o do lobo- guará.
Na manhã da segunda-feira, dia 7, no CEAM Barreiro, biólogos da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SPAM) apresentam aos empregados da região metropolitana uma palestra sobre as ações da Copasa em favor da biodiversidade. Os participantes receberão folhetos informativos e orientações para repassar o conteúdo aos seus familiares, amigos, entre outros públicos estratégicos da Copasa .
Marcando a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no dia 7, às 16h, no auditório da sede, em Belo Horizonte, os empregados da Copasa poderão assistir o show dos músicos mineiros Paula Santoro e Roberto Brant.
A biodiversidade também será tema da exposição de fotos de André Pacheco, empregado da Divisão de Tratamento de Efluentes (DVTE). No dia 8 às 9h, uma montagem inédita do trabalho poderá ser vista nos corredores e espaços da sede em Belo Horizonte.
Já no dia 9, de 9h às 10h30, também no auditório da sede, o professor Fernando Fernandez da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), PHD em Ecologia, apresentará aos empregados a palestra “Biodiversidade e Extinção das Espécies”.
Jogos estudantis
As ações da Copasa na semana do meio ambiente também estarão presentes nas escolas. De 7 a 11 de junho, na cidade de Caeté, cerca de cinco mil alunos da rede estadual e municipal de ensino participarão de uma série de atividades cujo foco será a preservação da natureza. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a companhia promoverá o Show Chuá, uma gincana ecológica entre as escolas. Os professores poderão fazer a oficina Puf Pet, que ensinará transformar as garrafas de plástico recicláveis em arte. E ainda acessar o site da empresa e se divietir com os novos jogos sobre o meio ambiente.
No mesmo período, será organizado em Contagem, no SESC Laces, a V Mostra Ambiental, com o tema “Lixo – Desafios, Reflexões e Possibilidades”. Participarão do evento, promovido pela prefeitura e apoiado pela Copasa, aproximadamente quatro mil alunos das escolas municipais. Entre as atrações, estão os jogos do Show Chuá e a apresentação do Grupo de Contadores de Histórias da Companhia.