A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa (BM&F Bovespa: CSMG3) foi uma das empresas contempladas pela 14ª edição do Troféu Transparência. Concedido pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) em parceria com a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras) e a Serasa Experian, o prêmio selecionou as vinte companhias que apresentaram melhor transparência em suas demonstrações contábeis.
Em cerimônia oficial realizada no dia 23 de setembro, em São Paulo, Ricardo Simões, diretor-presidente, e Paula Vasques Bittencourt, diretora Financeira e de Relações com Investidores da Copasa, receberam os troféus comemorativos. Paula Bittencourt já havia representado a empresa no almoço de anúncio das companhias vencedoras, em 19 de agosto, também em São Paulo.
Avaliada entre mais de 700 corporações, a Copasa figurou na categoria da premiação que elegeu as cinco empresas de capital aberto com faturamento de até R$ 8 bilhões. Também foram apontadas as dez companhias de capital aberto com faturamento acima de R$ 8 bilhões.
Segundo Ricardo Simões, o prêmio é um reconhecimento pela transparência e qualidade nas demonstrações financeiras da Copasa. “Essas características são fundamentais para que o mercado, os analistas e os investidores possam avaliar os resultados da empresa”, afirmou. De acordo com Paula Bittencourt, a elaboração dos últimos balanços seguindo as normas internacionais do IFRS (International Financial Reporting Standard) foi de extrema relevância para a companhia. “Acredito que antecipar a adesão ao IFRS contribuiu para a premiação da Copasa e comprovou nossa responsabilidade com os acionistas”, concluiu.
O objetivo do prêmio, conforme assinalaram Anefac, Fipecafi e Serasa Experian, é reconhecer publicamente as melhores demonstrações contábeis publicadas no Brasil, incentivando a transparência corporativa por meio de informações claras e de qualidade. As instituições apontaram ainda os itens considerados no processo de avaliação: demonstrações com resultados abrangentes, relatórios de administração, informações sobre governança corporativa e gestão de recursos humanos, detalhamento de caixa, adoção das normas contábeis vigentes, layout claro, parecer dos auditores, além de divulgação do balanço sócio-ambiental.