A Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas, responsável pelo tratamento de 60% dos esgotos de Belo Horizonte, vai usar o biogás que é produzido pelo esgoto para gerar energia elétrica. Com isso, a empresa prevê que economizará cerca de R$ 2,7 milhões ao ano, uma vez que a energia produzida vai suprir em 90% o consumo necessário ao funcionamento da estação.
Na fase secundária do tratamento, a água resultante do esgoto tratado pela primeira etapa, desenvolve a criação de microorganismos aeróbios (que vivem na presença de oxigênio). Os gases que a digestão dos microrganismos produzem, a maior parte metano, são queimados.
O projeto pretende aproveitar essa queima para produzir o biogás e impedir que cerca de 3.200 toneladas de CO2 seja emitida no ar, por ano. Com isso a Copasa espera obter o aval da ONU para vender créditos de carbono.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.