Em solenidade realizada no dia 10 de janeiro, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa (BM&F Bovespa: CSMG3) oficializou a compra de ações da empresa Foz de Jeceaba, conforme Acordo de Acionistas e Acordo de Investimentos firmados em 11/02/2010 entre a Companhia e as empresas Foz do Brasil e Odebrecht. A confirmação da transação se deu a partir da apresentação, pela Companhia, do comprovante de pagamento do montante de R$ 21,8 milhões referentes às ações adquiridas e da assinatura dos seguintes documentos efetivando a transferência: Contrato de Compra e Venda de Ações; do Livro de Transferência de Ações e de Registro de Ações da Foz de Jeceaba; e Ata de Assembléia Geral da Foz de Jeceaba, que elegem os membros do Conselho de Administração da empresa.
A Foz de Jeceaba, localizada no município de Jeceaba, Minas Gerais, é responsável pela implementação de projeto na modalidade DBOT, visando o design, construção, operação e transferência de sistemas de utilities, isto é, sistemas de energia elétrica, água, efluentes e resíduos para a usina siderúrgica, de propriedade da Vallourec & Sumitomo, Tubos do Brasil Ltda.
Com ações representativas de 15,5% da empresa Foz de Jeceaba, a Copasa fará parte, a partir de agora, da coordenação dos serviços de abastecimento de água tratada para consumo humano e para os processos industriais, bem como os serviços de esgotamento sanitário e tratamento de efluentes, que são a expertise da Companhia.
Segundo o presidente Ricardo Simões, com esse novo negócio a Copasa irá trabalhar em ambientes de alta tecnologia, podendo se beneficiar com a incorporação de novos processos e práticas que a tornará cada vez mais apta a participar de outras oportunidades semelhantes.
Para o diretor Regional da Foz do Brasil, Mário Amaro, essa parceria com a Copasa é o melhor caminho para o negócio desenvolvido pela empresa Foz de Jeceaba. “Com a união de competências e capacitação dessas duas empresas, juntando o que cada uma tem de melhor, conseguiremos o melhor resultado para ambas”, concluiu.
Em janeiro de 2010, a Companhia foi autorizada, pelo seu Conselho de Administração, a participar, de forma minoritária, da Sociedade de Propósito Específico – SPE, constituída pelas empresas Odebrecht Engenharia Ambiental e Lumina Resíduos Industriais S.A. Os investimentos totais neste projeto de DBOT, cuja duração será de 17 anos, somam aproximadamente 600 milhões de reais.
Além do presidente Ricardo Simões e do diretor da Foz do Brasil, Mário Amaro, participaram da solenidade de oficialização da compra, pela Copasa, de ações da empresa Foz de Jeceaba, o seu diretor Armando Góes, e, por parte da Copasa, a diretora Financeira e de Relação com Investidores, Paula Vasques Bittencourt, o diretor de Meio Ambiente e de Novos Negócios, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho, o chefe do Departamento de Novos Negócios, Cláudio César Dotti, e o chefe de Gabinete da Presidência, Vespasiano Álvaro de Souza, sendo esses dois últimos eleitos pela Assembléia Geral da empresa Foz de Jeceaba como membro do Conselho de Administração e seu suplente, respectivamente.
Sobre a Copasa
As principais atividades da Copasa compreendem o planejamento, a elaboração de projetos, a execução, ampliação, a remodelagem e a exploração de serviços de saneamento, principalmente serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Adicionalmente, a Companhia conduz atividades de cooperação técnica em diversos Municípios do Estado de Minas Gerais, inclusive naqueles que não possui concessões, bem como junto ao setor privado. A Copasa concentra sua atuação no Estado de Minas Gerais, o terceiro estado economicamente mais produtivo do País. As ações da Copasa são negociadas desde fevereiro de 2006 no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código CSMG3.