A Copasa marcou presença no 28º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM), que aconteceu no Expominas, entre os dias três e cinco de maio. Este ano o congresso teve suas palestras ligadas ao tema “Comunicação – Ferramenta de Gestão Municipal”. Na oportunidade, gestores públicos, empresários e população em geral discutiram o papel e importância da comunicação na gestão municipal pública.
Durante o evento, também aconteceu simultaneamente uma feira. Um estande organizado pelo governo mineiro reuniu no mesmo local, Secretarias de Estado e várias outras empresas prestadoras de serviço público. O objetivo foi prestar um atendimento mais eficiente aos prefeitos, vereadores e lideranças políticas que buscavam informações e parcerias que pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas em suas respectivas regiões.
A Copasa foi convidada a participar e enviou três técnicos que ficaram à disposição para responder questões pertinentes à prestação de seus serviços e, sobretudo, prestar informações sobre a Lei 11.445, que estabeleceu regras para o setor desde 2007 e remodelou a forma como as concessões dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário devem ser negociadas.
O novo Contrato de Programa estabelece responsabilidades para o município, para a concessionária dos serviços independentemente de ser municipal, estadual ou da iniciativa privada e também para o cliente. Atualmente, as negociações são mais transparentes e têm a participação da população por intermédio de audiências públicas. Agora, tudo o que for acordado entre as partes é citado no contrato, incluindo prazo e investimento, quando for o caso.
O Presidente da Copasa, Ricardo Simões participou da abertura do evento e, posteriormente, visitou a feira. Na sua visão “esta foi mais uma boa oportunidade para a empresa estreitar a relação com as prefeituras das cidades onde presta serviços e também se colocar à disposição das demais prefeituras que queiram conhecer um pouco mais da Copasa e discutir questões ligadas ao saneamento básico”. O presidente estava acompanhado dos diretores Paulo Fernando Rodrigues Lopes(DSO) e Valério Máximo Gambogi Parreira (DCL).