O presidente da Copanor, Frank Deschamp e o Diretor de Operações Norte da Copasa, Márcio Kangussu, representaram a Companhia e a subsidiária na cerimônia de concessão do Selo de Responsabilidade Empresarial de 2011.
Em virtude de seus esforços empresariais que contribuíram para melhorar os indicadores econômicos e a qualidade de vida das regiões norte e nordeste de Minas, tanto a Copasa, quanto a Copanor, já estão certificadas, desde 2010, e podem utilizar o Selo de Responsabilidade Empresarial. Este ano, a companhia mineira e a sua subsidiária participaram do evento em que foi revalidado o direito de continuar a utilizar o selo. A solenidade aconteceu na última quinta feira, 20/10, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa.
O programa Selo de Responsabilidade Empresarial é desenvolvido pelo Governo de Minas por meio do Sistema SEDVAN – Secretaria de Estado Extraordinária para ao Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas e IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, em parceria com o CeMais – Centro Mineiro de Aliança Intersetoriais.
O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento econômico dessas regiões, por meio de ações integradas entre os diversos setores da sociedade. As empresas que participam do Programa Selo devem realizar ações conexas com os eixos norteadores do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), realizando ações que contribuem de forma espontânea para o crescimento regional e de seus funcionários, incentivando e fortalecendo iniciativas de responsabilidade empresarial e adotando posturas responsáveis de acordo com os pilares de desenvolvimento sustentável.
Ações desenvolvidas pela Copasa e Copanor
Entre as ações que fizeram da Copasa e da Copanor, detentoras do Selo em 2010, destacam-se: a construção da barragem de saneamento e a implantação da estação de tratamento de esgoto - ETE, em Teófilo Otoni; a capacitação continuada de operadores, auxiliares, técnicos e engenheiros de Montes Claros e Teófilo Otoni; e o desenvolvimento do Programa de Educação Sanitária e Ambiental nas escolas, no município de Pavão, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a necessidade da preservação do meio ambiente e promover conhecimento sobre saneamento básico.