Para sobreviver cada ser humano bebe de dois a quatro litros de água por dia. Um quilo de carne demanda 15 mil litros de água para sua produção. Estes são pequenos exemplos que dão mostra da importância e da necessidade de se desenvolver ações para preservação e conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos.
Na Copasa, o cuidar da água e do meio ambiente faz parte do dia a dia. A empresa é responsável pela preservação de 25 mil hectares de áreas espalhadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na região de Montes Claros/Juramento, no Vale do Jequitinhonha nas proximidades de Diamantina e em Pedra Azul e Medina.
Outra ação é o trabalho da Copasa na educação para o consumo sustentável por meio do Programa Chuá, que desde a sua criação, em 1986, já contou com a participação de mais de dois milhões de alunos e professores de escolas de todo o Estado de Minas Gerais.
O programa consiste na promoção de visitas às Estações de Tratamento de Água e de Esgotos da empresa em várias cidades mineiras, em que a empresa oferece material didático para os visitantes, além de disponibilizar no site www.copasa.com.br material para pesquisa escolar e jogos educativos. Os visitantes recebem informações básicas sobre as questões relacionadas com a água, saneamento, higiene e limpeza, doenças de veiculação hídrica, bacias hidrográficas e outras medidas de sustentabilidade do planeta.
Em parceria com órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais, sociedade civil organizada e prefeituras a empresa também recupera e protege seus mananciais.
Nos últimos anos, a empresa investiu R$ 5,5 bilhões em obras de saneamento. Para 2012 estão previstos mais investimentos da ordem de R$ 850 milhões para expandir os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
E quando o assunto é tratamento de esgoto, a Copasa também se destaca. De 2003 para cá, o índice de tratamento de esgoto passou de 27% do volume coletado para 60%. E até 2013 passará para mais de 80%. Hoje, a Copasa conta com 118 estações de tratamento de esgoto (ETE) em operação. Outras 79 já estão em obras, 34 ETEs projetadas para serem construídas, e dez ETEs em licitação.
Graças a esse empenho, a vida está voltando aos rios. Como no Rio das Velhas onde espécies que já não eram mais encontradas começaram a ressurgir, comprovando a melhoria da qualidade de suas águas.
As ações não param por aí. Este ano, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a empresa retomou a “Campanha Água da Gente”, onde convida a sociedade a cuidar do recurso natural mais importante do planeta: a água, e mobiliza as pessoas para reutilizar e descartar corretamente o óleo de cozinha.
Para saber mais sobre a Campanha Água da Gente acesse o hotsite www.aguadagente.com.br