A Copasa tem o prazer de apresentar o Grupo Ponto de Partida no Projeto Escola em Cena, que levará, gratuitamente, mais de 4 mil jovens e crianças da rede pública de ensino de Barbacena para assistir ao espetáculo “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.
O “Escola em Cena” será realizado entre os dias 24 e 27 de abril, no Teatro do Colégio Estadual, com duas sessões diárias exclusivas para as escolas públicas. A apresentação de abertura do projeto será na segunda-feira, 23/4.
Além de dar início à parceria entre a Copasa e o Ponto de Partida, o projeto comemora o centenário do nascimento de Jorge Amado.
A obra
O espetáculo “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, é uma adaptação da obra de Jorge Amado, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, único texto do autor dirigido especialmente para crianças.
A fábula conta a história de um amor impossível e contestado por outros personagens, entre um gato solitário, bravo e mal-humorado e uma jovem, gentil e bela andorinha.
O texto original foi várias vezes adaptado para teatro e inspirou um balé, um cordel e um fado que tem letra do autor.
Além da edição em braile, o livro é traduzido em 11 idiomas: alemão, espanhol, finlandês, francês, galego, grego, guarani, inglês, italiano, japonês e russo.
O espetáculo do Grupo Ponto de Partida, que também vai ser levado para São João Del Rei e Pouso Alegre, está em cartaz há 20 anos e já foi apresentado a diversos públicos, como no Brasil, Europa e América do Sul.
“A minha maior emoção foi ver as imagens poéticas que criei tomarem corpo e saírem a brincar pelo palco, contando a história. E por estar assim, tão emocionado com esse espetáculo, vou dar de presente a vocês, hoje, um novo final para essa história. Eu ainda era muito jovem quando a escrevi e não sabia, naquela época, o que sei hoje: nada é impossível para o amor.”
Jorge Amado