Gerente da Divisão de Apoio, Desenvolvimento e Controle (DVDO), Cristina Schembri explicou que “a Copasa veio representando o setor de saneamento junto ao Governo do Estado, com a proposta de disponibilizar seus serviços por meio de cooperação técnica, em especial nas modalidades de consultoria ou de transferência de tecnologia, aos países participantes do evento”.
“A ideia do evento é divulgar o que Minas tem de melhor em termos de possibilidades de negócios e, com isso, abrir novas opções de transações comerciais entre as empresas mineiras, ligadas ou não ao Governo, e os países de Língua Portuguesa”, acrescentou.
O Encontro, que também foi prestigiado por comunidades empresariais de outros países que adotam a Língua Portuguesa, ainda contou com as participações do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; da Ministra do Planejamento de Angola, Ana Dias Lourenço; e da Ex-Ministra do Meio Ambiente, a ambientalista Marina Silva.
A Copasa
Durante sua participação no evento, Valerio Maximo destacou a busca constante da empresa por uma atuação cada vez mais sustentável. Para elucidar, ele apresentou o Programa de Proteção de Mananciais (Sipam), que visa manter os ambientes onde a Copasa faz captação de água cada vez mais saudáveis. “Para tanto, são promovidas ações para recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, combate à erosão, entre outras”, destacou.
O diretor ainda lembrou que o Sipam também promove a conscientização socioambiental por meio do Programa de Educação Ambiental. “São 89 oficinas que ajudam as pessoas a entenderem, por exemplo, como é prejudicial misturar água de chuva com esgoto. Muita gente não sabe disso”.
O Programa Chuá, que já levou mais de um milhão de crianças às Estações de Tratamento de Água (ETAs) da empresa, também foi ressaltado. “Já vi mães levando seus filhos para visitarem a ETA. Isso demonstra a eficácia e eficiência do projeto junto à população”, enfatizou.
E além de se preocupar com a redução das perdas de água, a empresa também se preocupa com a eficiência energética de seus processos. Prova disso, é o Programa Integrado de Redução de Perdas de Água, que foi ampliado e agora também contempla os custos com energia elétrica.
O diretor fechou a palestra falando sobre o Água da Gente, o maior programa de investimentos da história do Governo do Estado. “Temos assegurados R$ 4,55 bilhões para investir em abastecimento de água e esgotamento sanitário até 2016. Desse montante, já aplicamos 1,5 bilhões. E ainda temos muito a fazer”, concluiu. A CopasaA EmpresaÁrea de Atuação Licitações e Contratos Nossos Prêmios Dados Financeiros e Operacionais Portal da Transparência Concurso Desenvolvimento Sustentável Relatórios Anuais e Demonstrações Financeiras Governança CorporativaEvolução da GovernançaNovo Mercado Composição Acionária Estatuto Social Estrutura Organizacional Atas de Reuniões Código de Conduta e Integridade Código de Conduta e Integridade para Fornecedores Políticas, Programa de Integridade e Regulamento de Proteção a Informações Informe sobre o Código de Governança Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa e Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) Relatório Anual da Comissão de Ética ÁguaAbastecimentoInformação de Abastecimento Ligação de água Nível dos Reservatórios Cidades em Rodízio Programa CaçaGotas Qualidade Visita à Estação de Tratamento de Água Estudo de Alternativas para o Semiárido MG Medição Individualizada EsgotoLigação de EsgotoPRECEND O Sistema de Esgoto Processos de Tratamento Visita à Estação de Tratamento de Esgoto Valorização do Esgoto PMI 001/2018
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03 ![]() ![]() |