A Copasa está executando o maior programa de água e esgoto já planejado para Minas Gerais, o Água da Gente. Um dos principais benefícios deste empreendimento visa à despoluição da Lagoa da Pampulha, importante cartão-postal da capital mineira. A Companhia está promovendo, assim, ações que contam com o apoio da população, a partir da conscientização sobre a importância de um sistema de tratamento de esgoto adequado. A empresa montou um camarote no estádio Independência, como forma de reconhecer e incentivar iniciativas ambientalmente corretas.
A estrutura foi criada para premiar quem adote práticas positivas em relação ao sistema de tratamento de esgoto, como a ligação da rede de suas residências à rede da Companhia.
A estreia do camarote será nesta quarta-feira, 10 de julho, na partida entre Atlético Mineiro e Newells Old Boys, pela Copa Libertadores da América. Os ingressos foram distribuídos com o auxílio de veículos de comunicação que, em parceria com a Copasa, promoveram ações culturais com o tema esgotamento sanitário. Os ganhadores da promoção receberam ingressos para a partida.
Para o superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes da Copasa, Eugênio Silva, o papel da Companhia vai muito além das obras e programas de saneamento. “A empresa trabalha, também, com o propósito de consciência e educação ambiental, incentivando a população a preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.”
A estratégia do camarote continuará sendo utilizada em outras partidas de futebol, no estádio Independência. A disponibilização dos próximos ingressos também será feita por meio de promoções culturais, sempre com o intuito de envolver o público com as questões referentes ao sistema de esgotamento sanitário.
O Programa Água da Gente
Em março deste ano, o Governo de Minas, junto com a Copasa, lançou o programa que trará melhorias e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Com investimentos na ordem de R$4,55 bilhões, o programa vai beneficiar, até 2016, os 625 municípios atendidos pela Companhia, contemplando, inclusive, as 88 cidades da área de abrangência da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor).
Com as obras, serão implantados 5,8 mil quilômetros de redes de água e de esgoto, além da construção de 107 estações de tratamento de esgoto (ETEs).