Companhia participou da 1ª Conferência de Meio Ambiente do município, que discutiu quatro eixos temáticos ligados ao desenvolvimento sustentável
A Copasa participou da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Contagem, no dia 6 de julho, realizada no Sesc Laces. O evento foi dividido em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; impactos ambientais; geração de emprego e renda; e educação ambiental. Cerca de 200 pessoas, entre representantes comunitários, empregados da Copasa e autoridades municipais, participaram dos debates.
A 1ª Conferência Municipal de Meio de Ambiente de Contagem insere-se no contexto da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada em outubro de 2013, com o objetivo de promover discussões que auxiliem a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com base nos quatro temas acima citados.
A participação da Copasa foi primordial, tendo em vista os diversos projetos de revitalização de córregos, rios e lagoas executados pela empresa. Dentre eles, destaca-se o Projeto de Despoluição da Lagoa da Pampulha, que pretende recuperar o mais famoso cartão-postal da capital mineira. Para tanto, a Companhia está implantando redes coletoras e interceptoras para retirar os esgotos lançados indevidamente na lagoa. Uma das frentes de trabalho é justamente Contagem.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Contagem, Ivayr Soalheiro, destacou a parceria que a cidade mantém com a Copasa. Além da Lagoa da Pampulha, Soalheiro ressaltou o trabalho de conservação da Bacia Hidrográfica da Lagoa Várzea das Flores, que ocupa 54% do território da cidade metropolitana. “A Copasa trabalha na conservação de todos os mananciais dessa região e busca implantar o sistema de esgotamento sanitário em todo o município. Daí a importância dessa parceria”, avaliou o secretário.
A integrante da Comissão Local de Contagem do Programa de Despoluição da Pampulha, Edneia Adriana da Cunha, reafirmou a importância da iniciativa e ressaltou que as informações adquiridas durante os debates serão repassadas aos moradores dos bairros onde os trabalhos da Companhia estão sendo feitos. “A Copasa está ligada à questão da água e onde vivemos há várias nascentes. Temos que fazer um trabalho de conscientização junto à comunidade”, afirmou.
A analista de Programas Comunitário da Copasa, Juliane Paulino, salientou a ação feita pela Copasa de mobilização de lideranças comunitárias e moradores. “Além disso, distribuímos kits educativos voltados para a educação ambiental e contamos também com a distribuição de água por meio dos pipinhas”, finalizou.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.