A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) marcou mais gol pelo meio ambiente na noite desta quarta-feira, 10 de julho, no estádio Independência. Premiando torcedores que participaram da promoção cultural em prol da Lagoa da Pampulha, a empresa lotou o camarote 10 com um público que adota atitudes ambientalmente positivas.
A partida entre Atlético Mineiro e Newells Old Boys, pela semifinal da Copa Libertadores, foi acompanhada por 22 mil pessoas no estádio, e teve como diferencial o camarote da Copasa dando exemplo de educação ambiental.
O envolvimento da população é um dos pilares das ações para despoluir a Bacia da Lagoa da Pampulha. Para Ralph Scott, um dos ganhadores da promoção, as atitudes não devem partir somente do poder público. “A própria população critica a administração pública, não ajuda e ainda polui”. E acrescenta: “Sem o apoio da comunidade não adianta despoluir a lagoa; falta consciência, inclusive de uma pessoa multiplicando atitudes ambientais corretas para outras”, finaliza.
O estudante Allan Tofanelli, que também marcou presença no camarote, elogiou a iniciativa da Copasa. Para ele, o primeiro passo é fundamental para ações mais efetivas, que envolvam a população. “Todos devem se conscientizar de que a Lagoa da Pampulha é um patrimônio da humanidade. Para mim, água é sinônimo de vida”. Allan é autor da frase vencedora de uma das promoções: “Vamos todos juntos, chutar o descaso com nossa água, marcar pressão contra a poluição, tocar a bola da preservação, envolvendo o adversário para que os rios e mananciais corram livres, pois o gol de placa é salvar nosso planeta, preservando a vida”.
Alinhar iniciativas, focando melhoria na qualidade de vida requer um conjunto de ações que despertem não só a consciência ambiental, mas o desejo de preservar para a geração atual e futura. Preocupado em manter e multiplicar atitudes sustentáveis, o publicitário Bruno Rabelo decidiu participar da promoção cultural, faturando ingresso para a partida. “A tendência do novo consumidor é o marketing voltado para a sustentabilidade”, avalia. O ganhador elogiou a proposta da Copasa de buscar parceria com a comunidade para resgatar a identidade do cartão-postal de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha. “A iniciativa não poderia ser melhor, afinal, o futebol é um ótimo ingrediente para unir paixão nacional e preocupação coletiva”.
Educação ambiental com o apoio da comunidade
Criado como instrumento de convite à consciência ambiental, o camarote 10 do estádio Independência vai ser palco de novas campanhas da Companhia. A Copasa já planeja outras ações culturais que premiem os bons exemplos a favor do meio ambiente.
A proposta é continuar a parceria com veículos de comunicação, realizando promoções que estimulem a população a marcar vários gols pelos rios, córregos e lagoas, especialmente pela Bacia da Pampulha.