Entre 18 e 21 de julho Belo Horizonte sediará o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), evento que faz parte da Semana Missionária e que se insere no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro. A Copasa apoiará o evento e promoverá ações educativas com foco na conscientização ambiental e no cuidado com a água.
O campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) sediará o CMUC. A Copasa integrará o estande do governo de Minas Gerais que será montado no local. “Promoveremos jogos educativos e apresentaremos alguns de nossos programas voltados para os jovens, como o Chuá e o Água – Quem Ama Cuida. Nosso objetivo é sensibilizar esse público para a necessidade de se cuidar da água e de se dar um tratamento correto ao esgoto. Queremos que eles se importem com esses assuntos”, explicou a gerente da Divisão de Relações Públicas da Companhia, Sônia Gandra.
Evento
O Congresso Mundial de Universidades Católicas reunirá dois mil jovens de todo o mundo. Professores, gestores de instituições católicas de ensino superior e representantes de pastorais universitárias estarão presentes para compartilhar experiências e debater as grandes mudanças da atualidade. Estão confirmadas as participações de instituições de países como Argentina, Camarões, Ucrânia, Indonésia, Chile, Espanha, Eslováquia, EUA, Índia, Filipinas, Peru e Venezuela.
O Congresso traz o tema central “Novos tempos, Novos sentidos” e as discussões girarão em torno de quatro bases principais: Fé e Crise de Sentido; Espiritualidade e Comunicação: lócus de construção do humano; Família, Amizade, Afetividade e Sexualidade: desafios para um amor integral; e Universidade, Cultura da Paz e Protagonismo Juvenil.
A PUC-Minas, instituição vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte, realiza o CMUC junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), à Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (Oducal) e à Associação Nacional de Educação Católica (Anec).
As mesas redondas e discussões do CMUC contarão com a presença de autoridades como o cardeal ganês e presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz no Vaticano, Peter Turkson, um dos cotados a Papa no ultimo conclave.