Companhia participou do evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude que reuniu 1,5 mil peregrinos em Belo Horizonte
Belo Horizonte viveu durante quatro dias, entre os dias 18 e 21 de julho, o clima de expectativa, reflexão e alegria que antecedeu a chegada do Papa Francisco ao Brasil, cujo desembarque ocorreu na tarde de hoje, 22/07, no Rio de Janeiro. Na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, o Congresso Mundial de Universidades Católicas – CMUC, reuniu 1,5 mil jovens peregrinos de todo o mundo para o debate em torno dos desafios da formação humanística e religiosa na atualidade. A Copasa participou do evento, compondo o estande do Governo de Minas Gerais, e promoveu ações voltadas para a conscientização dos participantes acerca dos cuidados sobre a água.
O CMUC integrou a Semana Missionária na capital mineira, um dos eventos preparatórios para 27ª Jornada Mundial de Juventude, que começa amanhã e vai até 28 de julho, sob os braços do Cristo Redentor. Durante o Congresso, os peregrinos que visitaram o espaço da Companhia receberam informações sobre os esforços da empresa para a conservação e manejo dos recursos hídricos e do tratamento de efluentes. Houve ainda a promoção de jogos adotados pelo Programa Chuá e distribuição de brindes.
Devido ao forte calor em Belo Horizonte na última semana, a distribuição de água pela Copasa aos milhares de jovens presentes no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas foi providencial. “Além de participar de um evento que guarda tamanha importância, conseguimos atingir nosso objetivo que é o de manter o diálogo com o público jovem. Buscamos a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e sobre o cuidado que a água merece”, afirmou a gerente da Divisão de Relações Públicas da Copasa, Sônia Gandra.
O CMUC
A programação do Congresso Mundial de Universidades Católicas contou com cursos, oficinas, conferências, fóruns, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e eventos culturais para universitários, professores, funcionários e gestores de universidades católicas de várias partes do mundo.
O CMUC abordou o tema “Novos tempos, Novos sentidos” e as discussões giraram em torno de quatro bases principais: Fé e Crise de Sentido; Espiritualidade e Comunicação: lócus de construção do humano; Família, Amizade, Afetividade e Sexualidade: desafios para um amor integral; e Universidade, Cultura da Paz e Protagonismo Juvenil.
Vários nomes importantes da Igreja Católica participaram dos debates, como o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Turkson, um dos cotados para papa no último Conclave, e o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, dom Walmor de Azevedo. O Papa Francisco enviou mensagem de saudação e bênçãos por meio de uma carta aos congressistas. O reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovanni Mol, também esteve presente.