Na semana passada (15.07), a Copasa recebeu a visita de técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) interessados em conhecer o acervo de projetos-padrão de unidades de sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água da Companhia. O encontro ocorreu na Sede e contou com a presença da especialista em recursos hídricos da Superintendência de Apoio à Gestão da ANA, Ludmila Alves Rodrigues e outros dois integrantes da comitiva; do superintendente de Engenharia (SPEG), Rodrigo Varella Bastos; da gerente da Divisão de Engenharia de Apoio (DVEA), Juliana Freire Cardoso Bossi; além de outros integrantes dessa Divisão.
A visita nasceu de uma solicitação feita pela própria Agência à Copasa. “A Ana apoia o Instituto BioAtlântica (Ibio - AGB Doce) e esse apoio inclui a contratação de projetos ligados aos sistemas de esgotamento sanitário de localidades pertencentes à Bacia do Rio Doce. Por isso, estamos em busca de subsídios técnicos sobre o assunto. Nesse sentido, esse encontro é importante para que possamos aprender com a experiência bem-sucedida da Copasa e nos anteciparmos aos desafios que iremos encontrar pela frente”, explicou Ludmila Rodrigues. “Esse benchmarking é fundamental. Se nossos padrões passam a ser referência também para a Agência Nacional de Águas, é sinal de que estamos no caminho certo”, ressaltou Rodrigo Varella.
Ele ainda falou que uma empresa só consegue investir se tiver projeto, para fazer frente às exigências dos agentes financiadores. Por isso ele deve ser planejado e desenvolvido com muita antecedência. E acrescentou: “a meta da Copasa é crescer além dos limites de Minas”. Ao todo, a Copasa possui cerca de 90 projetos-padrão que podem ser utilizados para implantação de empreendimentos – tais como Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) – em qualquer local, resguardadas as devidas adequações necessárias para atender às particularidades de cada região.
A ANA
Criada em 1999, como desdobramento da Lei das Águas (9.443/97), a Agência Nacional de Águas (ANA) tem como objetivo implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água.
Além de desempenhar ações de regulação e de fiscalização do setor; apoio à gestão dos recursos hídricos; monitoramento de rios e reservatórios; e planejamento dos recursos hídricos, a ANA ainda desenvolve programas e projetos e oferece um conjunto de informações com o objetivo de estimular a adequada gestão e o uso racional e sustentável da água.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.