A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em mais uma atuação em prol da Lagoa da Pampulha, ergueu a taça de conscientização ambiental na noite desta quarta-feira, 24 de julho, no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. A empresa marcou mais um gol na partida entre Atlético Mineiro e Olímpia, pela final da Copa Libertadores.
Buscando cada vez mais conscientizar e estimular a participação popular no Programa de Despoluição da Bacia da Lagoa da Pampulha, a Companhia realizou mais uma promoção cultural, novamente em parceria com veículos de comunicação. A campanha premiou torcedores ambientalmente envolvidos com a questão da lagoa, disponibilizando pares de ingressos em dois formatos de promoção. Alguns parceiros elegeram os criadores das melhores frases em favor do programa de despoluição. Em outro sistema de premiação, faturou o ingresso o torcedor que respondeu corretamente à pergunta sobre destinação de esgoto doméstico.
Em sua segunda edição, a campanha que leva torcedores aos estádios por atitudes ambientalmente corretas, apresentou índices significativos de participação do público. Em um dos programas de comunicação parceiros, o quantitativo de ligações telefônicas de pessoas interessadas em participar do concurso ultrapassou a marca de oito mil, além de outros quatro mil tuítes na rede social da emissora. Ganhador da promoção, o agente penitenciário Daniel Cunha Oliveira classificou a iniciativa da Copasa como um passe de bola estratégico. “As pessoas precisam se conscientizar de que cuidar da Lagoa da Pampulha é garantir fonte de vida para nossa geração e para futura, enfatiza. Ele conclui, mandando um recado aos belorizontinos:” Valorizem a água, ela é o sangue do mundo”.
Elaboração de frases aponta torcedor consciente
A realização de concurso cultural com elaboração de frases em defesa da Lagoa da Pampulha revela outra face do torcedor. As postagens vencedoras mostram que a população torce não só pela paixão nacional, o futebol, mas, também pela recuperação do cartão-postal de Belo Horizonte.
As próximas edições da campanha serão direcionadas às partidas do Campeonato Brasileiro, sempre envolvendo o público com o tema esgotamento sanitário.