Evento reuniu representantes do mundo oficial,
diretoria e empregados da empresa
As comemorações pelos 50 anos de atividades da Copasa na prestação de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário tiveram início ontem, dia 4 de junho, numa noite que reuniu autoridades mineiras, diretoria e empregados da empresa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e que foi marcada pela emoção. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Ivair Nogueira. “Fui prefeito de Betim de 1988 a 1992 e iniciei um intenso relacionamento com a Copasa naquela época. Desde então, acompanho o trabalho da empresa ao longo dos anos. Através da água tratada e do esgoto tratado, a Copasa dá uma mostra de qualidade e de toda a sua competência”, disse o deputado.
Presidente da sessão de homenagem, o deputado Dilzon Melo também destacou a qualidade do trabalho da empresa e fez questão de enfatizar o desempenho da diretoria e dos empregados. “O que a Copasa tem de mais sublime e de maior valor é o seu time. Nós sabemos da grandeza do investimento, mas sabemos também que essa grandeza só se concretiza com a dedicação de seus empregados. Estamos falando de uma empresa que se não é a maior, seguramente é a melhor da área de saneamento no Brasil”, afirmou. Durante sua fala, Dilzon Melo leu uma carta escrita pelo presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, que enfatizou a “notável atuação social da empresa”.
Em seu discurso, o presidente da Copasa, Ricardo Simões, que está há 36 anos na empresa, relembrou o que acontecia no mundo, e mais especificamente em Minas Gerais, em 1963, ano de fundação da companhia. Rememorou momentos importantes da história da empresa, como a abertura de capital na BM&FBovespa, em 2006, e traçou o desafio para o futuro. Segundo ele, o programa “Água da Gente”, que representa o maior investimento da história de Minas Gerais em saneamento básico e foi lançado em março pelo governo do Estado, ditará o rumo dos próximos anos da empresa. “Esta é uma homenagem extremamente gratificante porque é um reconhecimento de tudo o que a Copasa fez nos últimos 50 anos. A empresa tem contribuído para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros e esse reconhecimento é motivo para todos nós, copasianos, nos orgulharmos muito”, disse, logo após a solenidade.
Gente Copasa
E os copasianos citados por Ricardo Simões tiveram participação especial no evento de ontem. O Coral Copasa emocionou a todos com a execução do hino nacional brasileiro na abertura da solenidade e, especialmente, com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, no encerramento. Já o coquetel de confraternização foi marcado pela apresentação do saxofonista Emerson de Souza. Auxiliar comercial da Divisão de Gestão da Qualidade e Controle Ambiental (DVQM), ele começou a se dedicar ao hobby do saxofone há 12 anos. Com frequência, apresenta-se em eventos da empresa e ontem mostrou uma emoção especial. “Não é só um prazer, é uma honra estar aqui hoje. Estou muito feliz de ter sido convidado para participar dessa homenagem à empresa. Valeu, Copasa, pelos seus 50 anos. Parabéns”, disse.
A homenagem na Assembleia foi o primeiro de uma série de eventos que marcarão os 50 anos da Copasa. Fundada em 1963 como Companhia Mineira de Água e Esgoto (Comag), a empresa está presente hoje em 625 cidades de diferentes regiões de Minas Gerais e recebeu do Governo do Estado a missão de implantar o maior programa de investimentos em saneamento básico da história de Minas, o “Água da Gente”, que aplicará R$ 4,55 bilhões até 2016 em todos os municípios em que a Copasa atua, beneficiando diretamente 15,2 milhões de mineiros com serviços de abastecimento de água e 10,1 milhões com serviços de esgotamento sanitário.