Responsável por cuidar de um recurso vital, a água, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) aproveita a Semana Mundial do Meio Ambiente para lançar o “Ampliando Horizontes”, seu programa de educação ambiental. O evento acontecerá em evento no auditório da empresa, em Belo Horizonte, a partir das 14h30, e contará com as presenças do presidente e do diretor de Meio Ambiente da Copasa, Ricardo Simões e Tilden Santiago, respectivamente; da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; e da subsecretária de Gestão e Regularização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Cláudia Pinto.
O objetivo do “Ampliando Horizontes”, lançado no ano do cinquentenário da Copasa, é nortear e dar suporte à prática de educação ambiental na empresa, estabelecendo diretrizes voltadas para o alinhamento dos programas vinculados, projetos e ações na construção de uma nova cultura em relação ao meio ambiente e tendo como eixo temático central a água, considerando-a como elemento essencial para a vida, a saúde, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. A estrutura foi definida por um Grupo de Trabalho instituído pelo presidente Ricardo Simões e composto por dez empregados.
“O programa vem para definir um formato único para os projetos da Copasa. Isso facilita o estabelecimento de parcerias e até mesmo a viabilização de recursos, inclusive externos. Facilita também a implementação e a execução das ações”, diz João Bosco Senra, da Superintendência de Meio Ambiente (SPAM) da Copasa. Já em seu lançamento, o “Ampliando Horizontes” será composto por oito projetos.
Durante a solenidade de lançamento do “Ampliando Horizontes”, haverá uma mesa-redonda para discutir o papel da educação ambiental na construção do desenvolvimento sustentável. A coordenação da discussão será feita pelo superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Copasa, Tales Viana; e as participantes serão Ana Luiza Dolabela Mazzini, diretora de Educação e Extensão Ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Luciana Sofal Mendes, analista educacional da área de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
A Copasa
Fundada em 1963 como Companhia de Água e Esgoto de Minas Gerais (Comag), a Copasa completa em julho 50 anos de prestação de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Hoje está presente em 625 municípios das diferentes regiões de Minas Gerais. No último mês de março, recebeu do governo do Estado uma importante missão: colocar em prática o maior investimento da história de Minas em saneamento básico, o programa “Água da Gente”. Serão aplicados, até 2016, R$ 4,55 bilhões nas 625 cidades em que a empresa atua, beneficiando 10,1 milhões de mineiros com serviços de esgotamento sanitário e 15,2 milhões com abastecimento de água.
Saiba mais
Veja alguns dos projetos que compõem o “Ampliando Horizontes”
• Programa Chuá – é um dos projetos de educação ambiental mais antigos da empresa, iniciado há 27 anos. Envolve tanto comunidade quanto estudantes e tem foco em estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Composto por palestras, visitas às Estações de Tratamento de Água ou de Esgoto e entrega de kits de educação ambiental.
• Centro de Referência de Educação Ambiental – espaços em que a comunidade tem acesso a várias atividades, tais como palestras, jogos lúdicos, trilhas, filmes e livros. Existem dois em atividade: um no Barreiro, em Belo Horizonte; e um em Curvelo; e estuda-se a criação de outras unidades em novas localidades.
• Mobilização para a transformação socioambiental - tem por objetivo apresentar à sociedade as ações da Copasa para que as pessoas entendam e se sensibilizem, interiorizando as informações. Nas obras de revitalização da Lagoa da Pampulha, por exemploi, uma equipe trabalha com a conscientização das pessoas diretamente afetadas pelas obras, organizando palestras e reuniões.
• Na Ponta - projeto de capacitação, em termos de educação ambiental, dos empregados que estão na ponta do processo, ou seja, operários que trabalham em obras e em serviços de manutenção. São treinados em assuntos como saúde e meio ambiente.
• Coleta Seletiva - o “Ampliando Horizontes” pretende aprimorar e ampliar a coleta seletiva em todas as unidades da empresa.
• Espiral de Aprendizagem - voltado para formação de agentes educadores ambientais, internos e externos da empesa, para disseminar o conhecimento adquirido para atuarem como multiplicadores.