O III Curso de Capacitação para Operadores de Estação de Tratamento de Esgoto foi uma iniciativa da Divisão de Saneamento Rural - DVSR para contribuir com a condição de operação de diversas ETEs realizadas no âmbito do Programa Mais Saúde Para Todos.
Foi promovido pela DVSR, área da COPASA executora dos empreendimentos deste Programa, e teve a parceria e apoio do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto – SEMAE, que atualmente, coordena e monitora a ETE de São Bartolomeu-OP, a primeira executada pelo Saneamento Rural no início da bacia do Rio das Velhas.
O período de realização do Curso foi 9 e 10 de abril/2013, com duração de 13 horas e teve em seu conteúdo programático os seguintes temas: • O que é esgoto • Classificação dos esgotos • Ligação predial, redes de esgoto, interceptores e elevatória de esgoto • Tipos de tratamento de esgoto – ETE • Operação de ETE • Análises físico-químicas e bacteriológicas • Reaproveitamento do lodo • Equipamentos de proteção individual e coletiva.
O Curso teve como palestrantes: José Maurício Resende, engenheiro e gerente da Divisão de Saneamento Rural, que apresentou as soluções em tratamento de esgoto adotadas no saneamento rural desde a década de 80, até os tempos atuais. Aníbal Oliveira Freire, engenheiro e analista máster da COPASA, que fez uma explanação geral sobre a questão ambiental, geração de esgoto no meio urbano e rural, classificação das águas, tipos de tratamento, operação geral das estações de tratamento de esgoto que a DVSR executa, inclusive utilizando-se do Manual de Operação da DVSR. Luis Felipe do Carmo, geógrafo da DVSR, tratou dos assuntos complexos de licenciamento ambiental. Tallita Tostes da Costa, Geotécnica, Engenheira Ambiental e Segurança do Trabalho da SEMAE, que apresentou o Controle de Qualidade do Efluente e Monitoramento da ETE São Bartolomeu.
Também foi realizada uma dinâmica para apresentação e integração dos participantes, bem como, compartilhar as responsabilidades dos agentes sobre as ações programadas para o bom funcionamento do sistema de tratamento.
A visita técnica da ETE foi orientada pelos representantes do SEMAE e pelo analista da COPASA.
Participaram do Curso 29 profissionais da área de saneamento dos quais: • SPAT/DVSR esteve representada por 07 funcionários. • Prefeituras Municipais de Carandaí, Conceição das Pedras, Nova União, Ouro Preto, Piedade do Rio Grande, representadas por 20 funcionários. • Associação da Microrregião dos Municípios da Mantiqueira – AMMA/Barbacena, 02 funcionários.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.