
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) leva a uma das cidades em que atua há mais tempo um show inesquecível. Para brindar essa parceria que se iniciou em 1964, a empresa leva à população a apresentação da Orquestra Jovem de Contagem em palco montado na avenida Conde Ribeiro do Vale no próximo dia 1º de junho, a partir das 18h. O show integra as comemorações pelos 101 anos de Guaxupé e acontece na semana em que o mundo celebra o Dia do Meio Ambiente.
“É um show para toda a família, para todas as gerações, e uma apresentação que promete emocionar a todos. A prefeitura preparou uma extensa programação para comemorar este aniversário e a Copasa, que está há tantos anos na vida dos guaxupeanos, não poderia ficar de fora dessa festa”, diz a gerente da Divisão de Relações Públicas da Copasa, Sônia Gandra. Ela ressalta ainda que a apresentação acontece quando tem início, em todo o mundo, a Semana do Meio Ambiente, data importante para todo o planeta.
A apresentação será feita pela Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias, um dos quatro núcleos da Orquestra Jovem de Contagem, composto exatamente pelos alunos mais jovens da ONG. O grupo é regido pela maestrina Rosiane Reis e tem em seu repertório obras como “Bolero” e “O Barbeiro de Sevilha”.
A Orquestra Jovem de Contagem
A história da Orquestra Jovem de Contagem, fundada em 1997, é reflexo das experiências positivas da música na vida de seus fundadores, os músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, que participaram de projetos sociais ainda na infância. A ONG atende cerca de 250 crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com oficinas de variados instrumentos de cordas e sopros e aulas teóricas de música. A partir da educação musical, a Orquestra tem como meta transformar a vida das crianças e jovens, bem como a de suas famílias, para que se tornem cidadãos com novo olhar sobre a sociedade.
Ao longo dos anos, a organização alcançou resultados como a inserção de 23 ex-alunos em escolas superiores de música e a oportunidade de alguns jovens de serem educadores na Orquestra. Com mais de 200 concertos no Brasil e 70 concertos internacionais, já soma mais de 200 mil espectadores. Desde sua fundação, 1.400 alunos passaram pela Orquestra.
A Copasa e Guaxupé Guaxupé foi uma das primeiras cidades a ter a Copasa operando o sistema de abastecimento de água, em 1964. Desde novembro de 2012, a empresa também opera o sistema de esgotamento sanitário do município e já trabalha no projeto para o tratamento do esgoto, iniciativa que vai impedir que os dejetos contaminem as águas do Rio Guaxupé, que abastece a cidade.