Companhias de saneamento do País estão reunidas em Curitiba onde discutem e trocam experiências sobre o saneamento. No primeiro dia do encontro, 25/11, foi realizado o Seminário de Inovação da Gestão em Saneamento (IGS), onde foram apresentadas 37 práticas de gestão, sendo que destas nove são da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Cassilda Teixeira de Carvalho, presidente do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), explica que esta é a terceira e última etapa do processo. “Depois de comprovadas a sua aplicabilidade e os seus resultados, as 37 práticas de 17 Estados foram apresentados para a banca examinadora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para avaliação final”.
O IGS é uma das categorias do PNQS, que há 17 anos estimula as empresas a desenvolverem as melhores práticas no setor de saneamento. Segundo Cassilda, a carência do setor é grande e para conseguir disseminar as melhores práticas adotadas pelas companhias, o IGS é uma das ferramentas fundamentais para trazer inovações no setor e buscar soluções dos entraves para a universalização do saneamento. “Conseguimos trazer experiências muito interessantes que ajudam a vencer muitas dificuldades do setor. Existem práticas que podem ser implementadas com custos baixíssimos, como por exemplo, as práticas voltadas para o relacionamento com as comunidades na disseminação dos conceitos socioambientais”, comenta.
Para incentivar todas as empresas privadas, estaduais e públicas do setor a trazer suas experiências, nos últimos três anos o IGS foi dividido em duas categorias sendo uma composta pelas regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal e a outra pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que possibilita a participação de mais companhias e o compartilhamento dos processos.
“De modo geral os gestores têm uma visão localizada e isso faz com que eles tenham dificuldade para fazer de outro jeito que possa diminuir os entraves de gestão”, explica. Um exemplo citado por Cassilda foi o tempo entre a captação de recurso e a operação de um sistema que muitas vezes são travados em função das liberações de áreas e do licenciamento ambiental. Na sua opinião é preciso que haja mais comunicação entre os órgãos governamentais e os agentes responsáveis pelo setor. “Eles precisam se comunicar entre si para conhecer os processos e juntos buscar a melhor solução para agilização dos processos”, finalizou.
Os trabalhos continuam nesta terça-feira, 26/11, com o Seminário de Benchmark, para as apresentações das práticas vencedoras nas outras cinco categorias (Níveis B, I, II, III e IV) do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS 2013.
Cases da Copasa
A diretoria de Operação Metropolitana (DMT), que obteve a premiação máxima do PNQS 2013, o Troféu Diamante – nível IV – 1.000 pontos, apresentou os cases: Gestão do Macrossistema de Abastecimento de Água – 3T – Telesupervisão, Telecomando e Telemedição, que são comandados pelo Centro de Operação do Sistema (COS) e Gestão na Redução e Controle das Perdas de Água. As apresentações foram feitas por Glaycon Cordeiro de Brito, da Divisão de Macrooperação (DVMO) e Vanessa Trigueiro, da Divisão de Planejamento de Macrooperação de Água (DVMA), respectivamente, de Belo Horizonte.
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Glaycon | Vanessa |

Os cases apresentados pela Diretoria de Operação Sudoeste (DSO), foram: Planejamento e Controle da Manutenção Eletromecânica com Transmissão Instantânea de Ordens de Serviço, por Guilherme Frasson, do Departamento Operacional Sul (DPSL), de Varginha; Gestão Compartilhada para a Redução de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água, por Sidney Milanez, da Divisão de Operação e Manutenção Oeste (DVOO), de Araxá; e, Identificação e Tratamento de Impactos Socioambientais, por Ricardo Borges, do Distrito Médio Paranaíba (DTPB), de Patos de Minas .
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Sidney | Ricardo |
Os cases da diretoria de Operação Norte (DNT) – Soluções Compartilhadas, foi apresentado por Félix Vinícius Frões Medeiros, do Distrito Verde Grande (DTVG); e, Frota Azul, por Rômulo Souza Lima, da Divisão de Manutenção Norte (DVMN), ambos de Montes Claros.
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Félix | Rômulo |
Já a diretoria de Operação Centro-Leste apresentou os cases sobre Gestão no Processo de Faturamento e Gestão no Sistema de Esgotamento Sanitário Apoiado por Ações de Educação Socioambientais, respectivamente, por Eliane Valverde, do Departamento Operacional Sudeste (DPSE), de Ubá, e Adelino Junior, da Divisão de Operação e Manutenção Leste (DVML), de Ipatinga.
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Eliane | Adelino |