Ampliar o acesso ao saneamento básico. Com esse objetivo, a Companhia de Saneamento de
Minas Gerais (Copasa) está prestes a levar seus serviços de abastecimento de água a cerca de 600 localidades do semiárido mineiro com até 200 habitantes. A ação faz parte do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – o Água para Todos, do Governo Federal. Em Minas, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).
Para execução dessa etapa do Programa, que beneficiará populações rurais localizadas no Vale do Jequitinhonha, Mucuri e outros municípios do Norte de Minas, serão aplicados cerca de R$ 83 milhões. Com isso, mais de 24 mil famílias que vivem nessas regiões receberão sistemas simplificados de abastecimento de água. “Considerando as múltiplas facetas da pobreza, a dificuldade de acesso à água é uma das mais preocupantes”, destacou o gerente do Programa, Filipe Galgani, do Sistema Sedvan/Idene.
Durante reunião realizada na Copasa entre o secretário da Sedvan, Gil Pereira, e as empresas contratadas para executar as obras do Programa, ele pediu celeridade na execução dos trabalhos. “A situação do semiárido mineiro é gritante. Este é o terceiro ano consecutivo de seca na região”. Sobre a Copasa, ele destacou: “a empresa é nossa grande parceira nessa iniciativa devido a sua capacidade técnica e agilidade para realizar obras”.
“O Programa vem proporcionar mais conforto aos habitantes dessas regiões que, muitas vezes, precisam percorrer longas distâncias para ter acesso à água”, declarou o gerente da Divisão de Saneamento Rural da Copasa (DVSR), José Maurício Resende.
O presidente da Copasa, Ricardo Simões, destacou: “a integração da Sedvan com a Companhia vai contribuir para transformar o estado no melhor lugar para se viver. Ao fazermos a licitação, trouxemos empresas que têm expertise na região e que estão habituadas com o tipo de serviço e com a Copasa, o que facilita a execução do Programa. De agora em diante, o objetivo é fazer e fazer rápido”.
Diretor de Planejamento e Gestão de Empreendimentos da Copasa (DPG), Marcos Antônio Teixeira, ressaltou que o Programa faz parte do Plano Brasil sem Miséria. “A iniciativa vem atuar onde a carência hídrica é muito forte. E ao atender a comunidades com menos de 200 habitantes, fecha-se o leque de atendimento da Companhia no estado”, destaca ele, lembrando que a Copanor – subsidiária da Copasa – já atende comunidades com mais de 200 e menos de 5.000 habitantes, e a própria Copasa que atende localidades com mais de 5.000 habitantes.
Sobre os próximos passos para a efetivação do Programa, o engenheiro de obras da Divisão de Saneamento Rural da Copasa Gelson Lapa explicou: “agora, as empresas contratadas devem apresentar à Copasa um plano de trabalho que compreenda os aspectos percebidos durante as visitas feitas às localidades contempladas. O documento deverá conter avaliações quanto à logística, materiais e mão de obra necessária para execução das obras. Em seguida, a Copasa fará reuniões individuais com cada uma das empresas para debater o plano apresentado”.
Serviços
Para que o objetivo do Água para Todos seja cumprido, a Copasa executará obras para implantação, recuperação e/ou ampliação de 600 sistemas simplificados de abastecimento de água. As obras já estão licitadas e devem ter início logo após a aprovação dos planos de trabalho apresentados pelas empresas contratadas.
Além disso, a Companhia em conjunto com a Sedvan, Idene e empresa de consultoria contratada, atuará na educação socioambiental dos moradores das regiões atendidas. O trabalho incluirá mobilização social, cadastro de famílias, educação ambiental, capacitação para a gestão de sistemas de abastecimento de água e comunicação social, bem como a capacitação das famílias beneficiadas pelo Programa.
Por parte da Sedvan, o Programa contempla, além dos sistemas de abastecimento de água, mais de 43 mil cisternas para captação de água de chuva, tanto para consumo humano quanto para produção agrícola, e ainda, a construção de 1.736 pequenas barragens e de 136 barreiros (espécie de pequenos açudes).